Ações preventivas ao coronavírus têm, agora, mais destaque na rotina sociopedagógica das unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Nesse sentido, o Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais realizou uma atividade alusiva ao Dia Mundial da Saúde, na terça-feira (7).
Com vídeos e dinâmicas, o propósito da atividade foi destacar a data e, na oportunidade, orientar sobre a correta higienização das mãos, corporal e dos alojamentos dos socioeducandos para combater o coronavírus, assim como dialogar sobre os cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia.
A atividade foi conduzida de forma intersetorial para demonstrar a importância da Saúde em todos os aspectos, coma participação da enfermeira Auriane Repolio, psicológo João Leandro e da pedagoga Lígia Ferreira, que compõem a equipe técnica da unidade.
O socioeducando destacou o que aprendeu na atividade e frisou que os profissionais de saúde devem reforçar as orientações e os cuidados para toda a população. “Aprendi que a prevenção se faz com hábitos simples, como lavar as mãos com água e sabão e fazer a higiene adequada. Isso é agir com responsabilidade comigo e com o próximo”, afirmou.
“Com as orientações, demonstramos os procedimentos corretos de higienização. Eles observaram onde estavam errando, foram participativos e esclareceram dúvidas. Agora, vamos monitorar para que eles continuem atentos aos cuidados”, disse a enfermeira Auriane.
A coordenadora dos Programas Socioeducativos, Jucimeire Rabelo afirma a relevância da ação. “Quanto mais orientados, os adolescentes e servidores realizarão os cuidados preventivos e a higienização correta. Esse é um procedimento fundamental para que possamos evitar qualquer episódio de síndromes gripais e viroses em nossas unidades”, afirmou.
As ações de saúde seguem nos demais Centros Socioeducativos da Fundação ao longo do mês.

