25/03/2015 7:05 pm

1º Câmara técnica da Funac é realizada com sucesso

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou nesta quarta-feira (18), a 1ª Câmara Técnica, com o tema: “Facções Criminosas”. O encontro aconteceu das 13:30 às 17h e  teve como facilitador o delegado Carlos Alberto Damasceno. Participaram do evento a equipe de gestão, equipe técnica, socioeducadores e monitores.

O evento teve como objetivo de discutir a temática que se constitui em um fenômeno complexo e desafiante para o atendimento socioeducativo. “Esse é um contexto que a maioria dos jovens estão inseridos e a nossa responsabilidade enquanto Fundação é capacitar os gestores e os técnicos e os demais servidores para entender esse fenômeno”, afirma a presidente da Funac, Elisângela Correia Cardoso.

Para o delegado Carlos Alberto Damasceno, o contexto de utilizar crianças, adolescentes, jovens e mulheres na criminalidade não é recente. “Ultimamente temos um cenário diferenciado que é a proclamação de determinadas pessoas que participam de diversos tipos criminosos e para analisar esse contexto que estamos aqui para fazê-lo”, explica.

A Funac tem como meta a implantação do plano de segurança. “O plano de segurança é importantíssimo para o nosso trabalho dentro da Fundação, porque trabalhamos com adolescentes sentenciados que cometeram ato infracional, na sua grande maioria, atos infracionais graves. O objetivo do plano de segurança é adotar rotinas diárias de segurança para garantir a qualidade do atendimento para os adolescentes e servidores”, esclarece Elisângela.

Para o delegado a troca de informações entre os órgãos contribui para a o enfrentamento do problema. “A contribuição que a secretaria de segurança pública pode dar a Funac constitui uma troca de informação que pode ser usado a favor do trabalho ser efetivo nas duas instituições”, pontua.

Elisângela acredita que o investimento em políticas públicas na área da educação, seria uma forma de enfrentamento do problema “É preciso investimento principalmente na política de educação, muitos adolescentes que estão inseridos nesse contexto estão fora da escola”, conclui a presidente da Funac, Elisângela Correia Cardoso.

 

 

 

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI