Funac marca presença no Encontro Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Socioeducação
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participa do Encontro Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Socioeducação, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, em Porto Alegre (RS). O evento, sediado no Farol Santander e no auditório da FASE/RS, reúne gestores, técnicos e especialistas de todo o país para debater os novos parâmetros arquitetônicos para unidades de internação de pequeno porte, com foco em direitos, segurança e humanização.
Participam do evento a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a diretora técnica (Dirtec/Funac), Lúcia Diniz, e Rodolfo Garreto, engenheiro da Funac. o objetivo é reforçar o compromisso institucional com a construção de espaços socioeducativos que garantam dignidade, inclusão e perspectivas de futuro aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Segundo Sorimar Sabóia, a participação no encontro fortalece a troca de experiências e permite ampliar o diálogo nacional sobre práticas inovadoras no atendimento socioeducativo. “Este encontro representa uma oportunidade única de troca de experiências e construção coletiva. Ao discutir novos parâmetros arquitetônicos para os centros socioeducativos, reafirmamos nosso compromisso com uma política pública garantindo dignidade, direitos e possibilidades reais de transformação para os adolescentes. A socioeducação precisa ser pensada de forma humanizada, inclusiva e integrada, e é nesse caminho que a Funac segue avançando”, afirma.
A diretora técnica, Lúcia Diniz, reforçou a importância da integração entre projetos arquitetônicos e práticas pedagógicas, garantindo ambientes que estimulem o desenvolvimento integral dos adolescentes. “O diálogo entre a arquitetura e a prática pedagógica é essencial. Ambientes planejados com sensibilidade e responsabilidade fortalecem as ações socioeducativas, criando condições para que os adolescentes tenham acesso à educação, cultura, lazer e convivência saudável, fatores indispensáveis para o processo de reintegração social”, ressalta.
Rodolfo Garreto, engenheiro da Funac, ressaltou que o debate técnico contribui para consolidar modelos de unidades mais eficientes e humanizadas. “Participar deste encontro é fundamental para que possamos conhecer o cenário nacional e as novas propostas de parâmetros arquitetônicos nacionais. Estamos trabalhando para que as unidades socioeducativas sejam pensadas não apenas em termos de segurança e eficiência, mas também como espaços que promovem acolhimento, inclusão e oportunidades reais de transformação para os adolescentes”, destacou.
Durante os dois dias de programação, a equipe da Funac participará de painéis, palestras e grupos de trabalho que abordaram desde a redução de adolescentes em medidas socioeducativas até os cenários normativos da arquitetura socioeducativa, contemplando eixos como educação, saúde, esporte, cultura, espiritualidade e convivência familiar. No último dia do evento terá a validação de um documento coletivo que servirá de referência para a elaboração de parâmetros arquitetônicos em unidades socioeducativas.
Confira as principais notícias e ações realizadas pela Funac na 27ª Ed. do Funac News

Roda de Diálogo marca aula inaugural de cursos profissionalizantes da Funac
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou nesta segunda-feira (22) a aula inaugural dos cursos profissionalizantes. A ação é resultado de um Termo de Convênio com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
A ação foi realizada na unidade do Iema do Anil (antigo Cintra) e contou com a participação da presidente da Funac, Sorimar Sabóia, além de Patrícia Bertoldo, da Asplan do Iema (representando a diretora Geral, Cricielle Muniz), e Neuza Ribeiro, coordenadora de Projetos do Instituto Mariana, que ministrou o bate-papo sobre Educação e Formação Profissional como Ferramenta de Transformação Social. Também estiveram presentes a diretora Técnica (Dirtec/Funac), Lúcia Diniz, bem como vice-diretores e coordenadores de Centros Socioeducativos, além de socioeducandos.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o Termo de Convênio com o Iema – que existe desde 2019 – tem possibilitado que os projetos pedagógicos da Fundação resultem em mais ganhos para os jovens que cumprem medidas socioeducativas, visto que, a partir deste Termo, foi possibilitada a certificação. “Além disso, são cursos que estão diretamente ligados ao mercado de trabalho, o que contribui para a reinserção social desses adolescentes”, destacou.
Patrícia Bertoldo, por sua vez, enfatizou a importância desse trabalho conjunto Funac e Iema para os avanços na educação e qualificação profissional do Maranhão. “Este é um público específico, que fazem parte do Sistema Socioeducativo, mas que integram o conjunto macro, que é o de atendidos pelos cursos de qualificação que em muito têm contribuído para os avanços positivos que o Maranhão tem alcançado. Assim, esperamos que esta seja uma parceria permanente”.
Uma das socioeducandas presentes na solenidade ressaltou a perspectiva de futuro que decorre da participação neste projeto. “É uma honra termos essa oportunidade, pois esses cursos nos ajudam a construir conhecimento e prática que podem nos garantir emprego e renda”, disse.
Oportunidade
Os cursos ofertados neste semestre nos Centros Socioeducativos as Grande Ilha, Região Tocantina e Região dos Cocais são de curta duração e na modalidade formação inicial e continuada, com carga horária de 40 horas.
Serão ofertadas qualificações em Assistente de Operação Logística e Portuária; Amigurumi; Barbeiro; Borracheiro/Alinhador/Balanceador; Conserto e Manutenção de Ar Condicionado; Colorista Automotivo; Conserto e Manutenção de Computadores; Desenhista da Construção Civil; Eletricista Predial; Eletricista de Automóveis; Excel; Excel Avançado; Eletricidade Básica; Grafite; Informática Básica; Instalação e Manutenção de Ar Condicionado; Lettering; Massageador; Microempreendedor Individual; Manutenção de Aparelhos Eletrônicos; Móveis Planejados; Maquiadora; Montagem e Manutenção de Câmeras; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Mecânico de Bomba Hidráulica; Panificação; Pintura Predial; Reparador de Eletrodomésticos; Serigrafia; Trancista; Vendas; e Word Avançado.
Articulação entre Funac e Sedes proporciona oficina de alimentos a servidoras

Qualificar sobre as maneiras corretas de manuseio dos alimentos para evitar o desperdício e garantir o aproveitamento adequado. Este é o principal objetivo da Oficina Sabores e Saberes, oferecida a servidoras da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio de uma ação intersetorial com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do programa Banco de Alimentos.
A ação foi coordenada pela Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma). Destinou-se a cozinheiras e auxiliares de cozinha dos Centros Socioeducativos da Funac.
Na oficina, as servidoras tiveram acesso a palestras e cursos sobre as maneiras corretas de manuseio dos alimentos para evitar o desperdício. A ideia é conscientizar e melhorar os hábitos alimentares sustentáveis e saudáveis, além de aprenderem técnicas de reaproveitamento de cascas e verduras.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destaca que a iniciativa se enquadra nas ações de qualificação desenvolvidas pela Fundação. “Neste caso, o foco é a promoção do conhecimento sobre culinária, bem como segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, evitando desperdícios”, disse.
O titular da Sedes, Paulo Casé Fernandes, por sua vez, ressaltou o caráter de aprendizado da Oficina. “Na Sabores e Saberes levamos informação e cuidado aos que mais precisam. Assim, essas pessoas repassarão para frente todos esses conhecimentos, beneficiando cada vez mais outras pessoas”, afirmou.
Este aspecto também foi enfatizado pela diretora da Esma, Priscilla Swaze. “Proporcionar ações como essa é muito importante, pois traz maior conhecimento e oportunidades. Com essas novas formas de trabalhar os alimentos, eles poderão investir e aprimorar suas habilidades”, finalizou.
Adolescentes da Funac participam de tarde no cinema

Durante as últimas férias de julho, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promoveu a 2ª edição da Gincana Conexão Socioeducativa – Na Onda do Futuro. Como premiação para a equipe vencedora, foi oferecida uma sessão de cinema, realizada nesta quarta-feira, 17.
A sessão de cinema foi escolhida como premiação por funcionar como uma ferramenta pedagógica, logo, inserida nos projetos executados nas ações socioeducativas desenvolvidas pela Funac. “Por meio do cinema, podemos trabalhar com socialização e de transformação social, na medida em que se pode inserir temáticas relacionadas a cidadania, direitos humanos, dentre outras que são relevantes no contexto da Socioeducação”, justificou a presidente da Fundação, Sorimar Sabóia.
A ação reuniu jovens dos Centros Socioeducativos São José de Ribamar e Florescer. Os participantes fizeram parte da equipe Aurora Boreal, vencedora a segunda edição da Gincana Conexão Socioeducativa, que também percorreu os municípios de Timon, Imperatriz, além de São Luís, promovendo integração, lazer educativo e fortalecimento de vínculos entre os adolescentes e os profissionais.
A iniciativa integra o calendário sociopedagógico da Funac e tem como objetivo promover atividades de lazer educativo, reforçar vínculos e valorizar as potencialidades dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Ações externas
Segundo a diretora Lúcia Diniz (Dirtec/Funac), a realização de atividades envolvendo programas culturais e cinema na Socioeducação é fundamental para o desenvolvimento integral de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. “Elas oferecem uma oportunidade para ampliar horizontes, despertar a criatividade e promover o senso crítico, essencial para a construção de uma cidadania ativa”, explicou.
Sorimar Sabóia reforça a tese, quando acrescenta que o cinema, como arte e linguagem universal, pode atuar como ferramenta de reflexão sobre questões sociais, ampliando a empatia e a compreensão do mundo. “Dessa forma, programas culturais como este criam espaços de expressão e diálogo, contribuindo para a reintegração social e o fortalecimento de valores como respeito e responsabilidade”, finalizou a presidente da Funac.
Funac promove curso de instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz
A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), iniciou nesta segunda-feira (15), o Curso de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. A formação tem como objetivo capacitar profissionais da socioeducação para atuarem como instrutores e multiplicadores da metodologia, fortalecendo competências e disseminando práticas de resolução pacífica de conflitos.
A presidente da FUNAC, Sorimar Sabóia, destaca o compromisso institucional com a implementação da Justiça Restaurativa. “A FUNAC entende que a Socioeducação precisa ir além da medida em si, o que justifica essa formação, que reforça a missão da FUNAC de investir em práticas inovadoras de socioeducação, que unem responsabilização, reparação e construção de paz. Os Círculos de Justiça Restaurativa nos permitem criar espaços de diálogo, escuta e transformação, fortalecendo vínculos e preparando os adolescentes para construção de um novo projeto de vida”, afirma.
Durante o curso, os participantes têm acesso a subsídios teóricos e práticos que contribuem para a construção de um olhar crítico e restaurativo diante de situações de conflito, violência e ato infracional. O foco é preparar facilitadores para que também possam formar outros profissionais e ampliar o alcance da Justiça Restaurativa no Maranhão.
A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, destacou a importância da iniciativa. “A formação representa um marco para a Socioeducação no estado. Por meio desta iniciativa, podemos oferecer aos nossos profissionais ferramentas que promovam não apenas a responsabilização, mas também a reparação de danos e a construção de um ambiente mais humano e justo”, ressalta.
Uma das facilitadoras do curso, Eunice Leal, ressaltou o papel dos profissionais nesse processo. “É fundamental que cada facilitador compreenda os princípios e valores da Justiça Restaurativa. O curso é um espaço de troca e reflexão, no qual fortalecemos as habilidades necessárias para atuar como instrutores e multiplicadores dessa prática na Socioeducação”, pontua.
Centro Socioeducativo de Internação São José de Ribamar é revitalizado e entregue pela Funac
III Reunião Técnica do Fonacriad 2025 encerra com apresentação das experiências de gestão socioeducativa dos estados participantes
Na ocasião, Brasília foi definida como local da próxima Reunião Técnica do Fórum, que acontecerá em novembro
Após três dias de intensos debates reunindo gestores socioeducativos de 20 estados do Brasil, encerrou-se nesta quinta-feira, 11, a III Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (FONACRIAD). O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). O tema central do Encontro foi “A valorização do profissional no Sistema Socioeducativo” e, com base nele, os gestores realizaram apresentações destacando a realidade dos Centros Socioeducativos de seus territórios. Na ocasião, cada um deles explanou dados sobre as experiências bem sucedidas a serem compartilhadas.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o saldo da Reunião do Fonacriad em São Luís foi extremamente positivo, pois, por meio das discussões, debates e trocas de experiências, foi possível identificar fatores para o aprimoramento do atendimento dos jovens que cumprem medidas restritivas e privativas de liberdade. “Também pudemos mostrar os avanços que conseguimos alcançar, como as melhorias de infraestrutura nos Centros Socioeducativos, capacitação dos servidores, implantação e execução de projetos de escolarização e qualificação dos jovens, por meio de termo de cooperação com o IEMA, dentre outras ações que o Governo do Estado tem possibilitado por meio de investimentos contínuos”, afirmou.
Para o presidente do FONACRIAD, Roberto Bassan, a Reunião Técnica realizada em São Luís comprovou que esses encontros representam momentos estratégicos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à Socioeducação. “Comprovamos que este é um espaço de diálogo qualificado, onde gestores, técnicos e representantes dos sistemas estaduais e federais se reúnem para refletir, alinhar diretrizes e construir soluções conjuntas que impactam diretamente a vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, frisou.
Parcerias e homenagens
Além das apresentações e debates, o último dia de Reunião Técnica foi marcado pela assinatura do Termo de Parceria entre os gestores dos estados de São Paulo e Rondônia. Por meio deste acordo, serão ofertados cursos de capacitação continuada para os operadores do Sistema Socioeducativo de Rondônia. Houve, ainda, uma homenagem à secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, que recebeu o Troféu Biana da Esperança, na categoria Destaque Nacional, pelos grandes trabalhos em 2024 e 2025 em Mato Grosso, que vêm influenciando outros estados do Brasil. A honraria faz parte da 5ª edição do Prêmio REMADD, que premia pessoas e/ou instituições públicas e privadas que atuam com relevância na política antidrogas. A próxima Reunião Técnica do FONACRIAD acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Brasília.
Gestores socioeducativos se reúnem em São Luís na III Reunião Técnica do Fonacriad
Na oportunidade, foi realizada a entrega da revitalização do Centro Socioeducativo de São José de Ribamar
Debater avanços, desafios e a valorização dos profissionais da socioeducação. Este é o principal objetivo da III Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), que acontece até a próxima quinta-feira, 11, em São Luís. Com o tema “A valorização do profissional no Sistema Socioeducativo”, o evento do Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), está reunindo 20 gestores e profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo de todo o Brasil. A abertura contou com a participação, ainda, de autoridades que atuam no Sistema Socioeducativo do Maranhão, bem como do sistema de Justiça do Estado.
A realização da Reunião Técnica novamente em São Luís (a capital já sediou o evento em 2014 e 2017), segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, decorre da visibilidade nacional que trabalho desenvolvido no Maranhão vem ganhando no cenário da Socioeducação. “A Funac foi reconhecida no relatório do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [Sinase] como exemplo de prática exitosa, reforçando seu papel de referência para outros estados e consolidando nossa liderança no debate socioeducativo nacional”, afirmou.
Programação
O evento foi iniciado com uma visita dos participantes ao Centro Socioeducativo de Internação São José de Ribamar, ocasião em que foi feita a entrega da revitalização da Unidade. A abertura oficial foi feita pelo presidente do Fonacriad, Roberto Bassan, na palestra “Panorama Nacional do Sistema Socioeducativo e a Valorização de Seus Profissionais”. O gestor abordou os diversos segmentos que fazem parte do processo de valorização dos servidores. “Quando tratamos deste assunto, devemos incluir as iniciativas implementadas em todos os estados, desde capacitação e formação continuada, plano de carreira e reestruturação salarial, benefícios financeiros, saúde mental, dentre outros”, destacou.
Na oportunidade, a coordenadora nacional do Sinase, Lívia Vidal, destacou que um dos principais objetivos da Socioeducação deve ser garantir o acesso à segurança e justiça. “Todas as políticas públicas devem estar conectadas para que possamos atingir essa meta. Daí, é muito importante que façamos a reflexão sobre os caminhos que queremos escolher para nossa sociedade, debater nossas escolhas, nossas rotinas, valorizar e fortalecer o real significado da Socioeducação”, enfatizou.
A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lilia Raquel de Negreiros – que, na ocasião, representou o governador Carlos Brandão -, ressaltou a importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da Funac e da Sedihpop, na área socioeducativa e que têm gerado resultados muito positivos e avanços no setor. “Sabemos dos desafios de todos os gestores do Brasil e no Maranhão não é diferente. Mas o governador Carlos Brandão tem propiciado formas de garantir bons serviços para os adolescentes e Sorimar Sabóia, à frente da Funac, vem fazendo um grande trabalho de reestruturação do sistema socioeducativo e teremos maiores avanços decorrentes desses projetos”, revelou.
O primeiro dia da Reunião Técnica foi finalizado com uma apresentação cultural do grupo “Sons da Ilha”, formado por socioeducandos de diversas unidades da Funac. Eles fizeram uma apresentação incluindo diversos tipos de ritmos populares do Maranhão.
Reunião Técnica
O segundo dia foi iniciado com o painel “Experiências estaduais sobre valorização dos profissionais da socioeducação”, seguido por uma apresentação feita pela Coordenação Nacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O evento prosseguiu com relatos dos representantes de cada estado, destacando ações de valorização dos profissionais da socioeducação, bem como elaboração da Carta do Maranhão – que será lida e aprovada na tarde do terceiro dia da Reunião Técnica, que finaliza o evento, juntamente com a definição de data, local e tema da próxima reunião.
Revitalização
O Centro Socioeducativo de Internação São José de Ribamar é, atualmente, a maior unidade da Funac, com 80 vagas para adolescentes do sexo masculino. O espaço conta com oficinas-escola como Padaria Escola, Pisicultura e Aviário, além de projetos desenvolvidos pela equipe técnica em diversas áreas como educação, profissionalização, assistência religiosa, saúde, esporte, cultura e lazer. Dentre os serviços de revitalização no Centro foram incluídos pintura geral da unidade, reparo nos alojamentos, reforma da quadra, instalação de concertinas, troca das janelas do setor de Escolarização, trocas das telas, reforma da cozinha e refeitório, climatização de auditório, além de paisagismo.
Coordenadora Geral do SINASE visita a Escola de Socioeducação do Maranhão
A Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), Lívia Vidal, em uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas de socioeducação no estado.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destacou a importância do encontro para o aprimoramento da política socioeducativa maranhense. “Esse momento reafirma nosso compromisso com a construção de práticas pedagógicas e institucionais que garantam dignidade e oportunidades para adolescentes e jovens. A ESMA desempenha um papel fundamental ao levar essa discussão também ao campo acadêmico”, afirmou.
Para Lívia Vidal, a visita à instituição é um passo significativo para o alinhamento entre diferentes órgãos. “O Maranhão tem avançado na implementação de políticas que respeitam o adolescente como sujeito de direitos. Durante a reunião com a equipe da FUNAC, a presidente Sorimar Sabóia, a diretora da ESMA, Priscilla Swaze, e a professora Carla Serrão, discutimos temáticas do Simpósio Nacional de Socioeducação, o fortalecimento da socioeducação por meio da formação contínua e a valorização dos servidores enquanto profissionais que precisam aprimorar constantemente suas práticas”, destacou.
A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, reforçou o papel da instituição na qualificação dos profissionais. “A ESMA se coloca como parceira nesse processo e busca compreender a formação continuada dos profissionais do atendimento socioeducativo, conhecendo também experiências de outras escolas. Nossa instituição já possui um trabalho sistematizado, a ESMA foi revitalizada, e Lívia Vidal pode conhecer nossa estrutura, nosso planejamento e recebeu também os anais do seminário que realizamos, que são ferramentas de referência que reúnem relatos de experiências e eventos científicos. Isso é fundamental para registrar práticas exitosas, subsidiando outros estados com experiências relevantes. É motivo de alegria recebê-la e poder vislumbrar juntas projetos na área de formação continuada”, ressalta.
