A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Cardoso, foi uma das homenageadas com a premiação ‘Parceiro da Sustentabilidade’, na 3ª Feira de Metareciclagem do Projeto Fábrica de Desmontação. A homenagem destacou pessoas físicas, jurídicas e da sociedade civil que contribuíram para a realização do projeto.
Além dos prêmios, a Feira marcou também a certificação de 100 adolescentes pela participação no projeto, a realização do desfile, exposição do material produzido e lançamento do ‘Catálogo Arte e Sustentabilidade Edição 2016-2017’, na quarta-feira (19), no Odylo Costa Filho.
O projeto é uma realização da Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga/Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes, articulado pela Rede Amiga da Criança, com o apoio do Governo do Estado e patrocinado pela Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A Fábrica de Desmontação contribui para a inclusão social e produtiva de adolescentes e jovens da área Itaqui-Bacanga por meio de oficinas de metareciclagem (artesania digital e customização de hardware), cursos de montagem de computadores e de informática básica, oficinas sobre cidadania e outras temáticas e oficinas de multiplicação do conhecimento em São Luís e em outros municípios.
Trabalha com os jovens na metodologia da metareciclagem, que alia reciclagem de equipamentos eletrônicos à transformação social, fazendo com que as comunidades se apropriem da tecnologia enquanto ferramenta de expressão, construção e difusão de conhecimento, geração de renda e adaptação à realidade local.

A gestora da Funac destacou as ações realizadas pela Pastoral do Menor e reforçou a necessidade de mais ações com foco na juventude para combater o envolvimento com atos infracionais. “É uma alegria prestigiar o protagonismo dos adolescentes e jovens da região do Itaqui/Bacanga, que tem um potencial enorme e só precisam de mais oportunidade para mostrar o seu talento. E esse projeto só prova que ações para nossos meninos e meninas, com a participação do poder público, sociedade civil e iniciativa privada atuando em rede têm resultados de grande impacto. Estão todos de parabéns”, comemorou.
Representantes da Cemar, da Secretaria de Estado da Cultura de Turismo (Sectur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também prestigiaram o evento.
Feira de Metareciclagem

“Eu aprendi muitas coisas sobre a reciclagem e vi um material que ia para o lixo se transformar em arte. E mais que isso, eu aprendi a aceitar as pessoas do jeito que elas são, temos uma diversidade de juventude, mas o projeto agregou todos e só posso parabenizar por terem chegado até aqui e concluído essa etapa”, falou a jovem Amanda Chagas, sobre sua experiência na Fábrica de Desmontagem.
Nesta quinta (20), os adolescentes em cumprimento de medida do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís, da Funac, também prestigiaram a exposição da Feira de Metareciclagem, no Odyllo Costa Filho. O intuito da visita foi despertar o interesse dos socioeducandos para ações futuras envolvendo a reciclagem eletrônica e, na oportunidade, eles conheceram as ações do projeto.
E foi assim que computadores, periféricos, placas, teclas e fios fonte, que seriam jogados fora sem o descarte adequado, se transformaram em objetos de decoração, de escritório, utensílios em geral e até jóias, mostrando que tudo pode ser aproveitado. Os itens em exposição puderam ser adquiridos a preços simbólicos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI