15/09/2017 4:56 pm

Horta tem sido uma das atividades realizadas nas Unidades da Funac

Busca04535_horta_2_4618291382734197518ndo levar alimentos frescos aos socioeducandos, as unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) têm realizado há quatro meses, como atividade socioeducativa, o ‘Projeto de Horta’ que tem contribuído na ressocialização dos adolescentes. O plantio é distribuído entre as unidades da Funac em Imperatriz. A iniciativa veio após reunião com a equipe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

O projeto orienta sobre o plantio de hortaliças e práticas sobre os benefícios da agricultura e técnicas para o plantio comercial, a proposta em parceria com a AGERP é que seja estendido a outras unidades. A atividade da horta, além de promover o conhecimento técnico, trabalha a responsabilidade e trabalho em equipe. Para a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, o projeto é uma ferramenta importante no processo de ressocialização.

“Esse projeto tem nos dado a chance de perceber o lado humano e a disciplina de cada um. Eles estão sendo moldados para retornar à sociedade e construir uma nova história”, afirma.O adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT) destaca o quanto a horta tem ajudado no seu processo de ressocialização.

“Participar das atividades de plantar, cuidar e colher, é muito importante para mim e também para os outros adolescentes. Temos aprendido muito e pretendemos quando sair passar os conhecimentos adquiridos dentro da Unidade,” comenta.

Rotina

Na horta é trabalhada a importância da qualidade de vida, com o consumo de produtos naturais, sem agrotóxicos. A atividade é realizada todos os dias nos dois turnos. Os socioeducandos são os responsáveis pela limpeza e regagem. No CSRT, a parte de instruções e orientações é feita de segunda a sexta no horário da tarde pelo oficineiro Malony Pereira, graduado em Agronomia pela Uemasul.

Os adolescentes participam do plantio e colheita. São produzidos alface, cebolinha, coentro e couve folha. O que é colhido serve de alimento para os socioeducandos e servidores nas refeições servidas diariamente. A colheita também é enviada para as outras unidades da Funac em Imperatriz: Centro da Juventude Semear e Centro da Juventude Cidadã.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI