 A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco (AMAR) realiza na sexta-feira (20) um seminário com o tema “protagonismo de famílias no processo de cumprimento de medidas socioeducativas”, no auditório da Biblioteca Benedito Leite, no Centro.
A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco (AMAR) realiza na sexta-feira (20) um seminário com o tema “protagonismo de famílias no processo de cumprimento de medidas socioeducativas”, no auditório da Biblioteca Benedito Leite, no Centro.
O Seminário é uma promoção da Pastoral do Menor, apoiadora da AMAR por meio do Projeto Sementes II, com articulação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil (Remaju) e do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular.
O Sementes II é uma das iniciativas da sociedade civil implementada com recursos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (FEDCA) sob a gestão do Cedca, para estimular e apoiar o processo de qualificação profissional e o protagonismo das famílias na defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. “A proposta é de fortalecimento da Rede, a partir dos entes que a compõe, e, consequentemente, a qualificação do atendimento socioeducativo no Maranhão”, esclarece Quésia Barros, coordenadora do projeto.
Para a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, a família é parte fundamental no cumprimento da medida e elas devem ser acolhidas e apoiadas em seu protagonismo para que contribuam junto aos adolescentes para a construção e fortalecimento do novo projeto de vida dos socioeducandos.
O evento tem como público as famílias dos adolescentes em medida socioeducativa no meio fechado da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e em meio aberto pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís.
O acompanhamento das famílias, o acesso ao sistema de garantia de direitos e a execução das medidas socioeducativas estão entre os temas que serão debatidos no seminário que vai contar com mais de 100 participantes, entre famílias e técnicos da área.
Participam também a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde, Núcleo de Justiça Restaurativa do Centro Integrado de Justiça Juvenil e a Paróquia São Daniel Comboni, da Vila Embratel.
Serviço
Ação? Seminário “Protagonismo de famílias no processo de cumprimento de medidas socioeducativas”
Local? Sexta-feira (20), das 8h às 12h30, no Auditório da Biblioteca Benedito Leite (Centro)
Contato? Assessoria de Comunicação da Funac (98 98459.6769 e 98456.7837)
 
         
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI