2/12/2017 10:56 am

Novembro Azul deixou um legado de conhecimento e saúde para servidores da Funac

Servidores de vários setores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), participaram de uma palestra voltada para discussão dos mitos e verdades relacionados ao câncer de próstata. O debate encerrou a programação alusiva ao Novembro Azul, na quinta-feira (30), no auditório da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA).

Para explicar sobre os fatores de riscos da doença, prevenção e formas de tratamento, a jornalista, especialista em saúde sexual e reprodutiva, Roberta Gomes, conduziu a atividade. “A palestra serviu para desmistificar o exame do toque retal e alertar os homens para a necessidade de realizar o exame e assim prevenirem a ocorrência do câncer de próstata, que é um dos principais males que atacam a saúde do homem no Brasil e no mundo”, ressaltou Roberta.

A palestrante destacou ainda que a prevenção deve fazer parte da rotina dos homens e mulheres. “No caso dos homens, os exames preventivos servem para verificar se existem alterações. Os exames recomendados são o PSA (Prova do Antígeno Prostático), o toque retal, exames de urina, ultrassonografia da próstata e endoscopia urinária. Quando diagnosticado na fase inicial o câncer de próstata apresenta mais de 90% de chances de cura”, explicou.

Os servidores elogiaram a dinâmica da palestra, que constou com exibição de vídeos e um quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo apresentado, na ocasião, eles interagiram e apresentaram suas posições e colaborações relacionados ao tema.“A palestra veio em um momento muito oportuno, em que mundialmente acontece a campanha de combate ao câncer de próstata”, comentou José Domingos Moraes, chefe da Unidade Setorial de Administração (USA).

O servidor Raimundo Nonato, chamou a atenção para a importância da prevenção. “Os homens devem quebrar o preconceito e cuidarem da saúde, a prevenção é a melhor saída. Realizar os exames anualmente é fundamental, além de manter uma dieta equilibrada, em busca de uma melhor qualidade de vida. O exame não vai tirar a masculinidade de ninguém. Todos os anos realizo os exames para saber se está tudo certo com minha saúde”, disse.

Estatísticas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados. A doença é o foco de mais uma edição da campanha Novembro Azul, que surgiu na Austrália em 2003 durante as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, a campanha Novembro Azul foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e Sociedade Brasileira de Urologia e hoje envolve atividades em diversas instituições e entidades em todo o País.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI