A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) solicitou a O Estado o direito de resposta em relação à matéria “Unidade da Funac em São Luís viram barris de pólvora”, publicada na edição do dia 15/03/2018, quando foi dito que haviam ocorrido 28 fugas no ano de 2017 de unidade na Fundação e que funcionários foram feitos de reféns durante um tumulto que ocorreu no Centro de Juventude Eldorado.
A Funac ressaltou que ocorreram apenas sete fugas durante o ano passado e que 48% de total de menores foragidos foram recapturados. Quanto ao tumulto que ocorreu no Centro de Juventude Eldorado, na noite de terça-feira, 13, a Funac esclarece que nenhum funcionário foi feito refém e também não havia familiares na porta da unidade.
Eis a nota:
Quanto à matéria veiculada no Jornal o Estado do Maranhão, a Fundação da Criança e do Adolescente, vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular, informa que:
1 – No ano de 2017, ocorreram sete fugas nas unidades da Funac e não 28 conforme publicado na matéria. Os adolescentes evadidos representam 2,7% do percentual de adolescentes atendidos na Funac em 2017. Dos adolescentes evadidos, 48% do total foram recapturados.
2 – No tumulto que ocorreu no Centro de Juventude Eldorado na noite de terça-feira (13), nenhum funcionário foi feito refém e também não havia familiares na porta da unidade. A coordenação de segurança da Funac controlou a situação e o funcionamento do Centro retornou a normalidade.
3 – A gestão da Funac tem investido de forma permanente e sistemática na capacitação dos servidores para melhoria do atendimento socioeducativo, cujo resultado tem sido a redução de fugas e a diminuição de ocorrências.
Fonte: Jornal O Estado

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI