Os socioeducandos do Centro de Juventude Semear, unidade de internação provisória da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participaram, pela primeira vez, de uma palestra sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, na última semana, em Imperatriz.
A intérprete de Libras do Espaço Pedagógico e Psicopedagógico (EPP), Maria da Conceição Cardoso apresentou aos adolescentes os sinais básicos e um pouco da história da língua.
A palestra teve como objetivo conscientizar os adolescentes sobre a importância da inclusão e do respeito. “Essa foi uma oportunidade de falar para eles sobre as diferenças entre pessoas, de como devemos respeitar isso, de uma forma diferente e agregando um novo conhecimento”, explicou o coordenador técnico da unidade, Ricardo Alencar.
A atividade atraiu a atenção dos socioeducandos, que participaram ativamente. “Nossos adolescentes ficaram bem interessados nas explicações sobre a Libras e, principalmente, nos sinais. Alguns aprenderam muito rápido e na dinâmica da palestra iniciaram uma conversa, apresentando seus nomes na linguagem de sinais”, comemorou o coordenador. “Eu gostei, achei legal conhecer essa forma de falar com as mãos”, disse o adolescente.
Com o resultado positivo da ação, a equipe técnica da unidade pretende ampliar o debate sobre inclusão e respeito com atividades diversas que serão realizadas nos próximos meses.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI