10/05/2018 6:59 pm

Jovem egresso da Funac reconstrói sua vida com acompanhamento e apoio familiar

Marcos Castro* é egresso da Fundação da Criança e do Adolescente, cumpriu medida socioeducativa de internação e, hoje, ele segue seu novo projeto de vida, com o acompanhamento da equipe de um dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de São Luís, onde cumpre medida em meio aberto de liberdade assistida. Além disso, ele conta com o apoio especial da sua família e do projeto Jovem Guardião, para fortalecer o seu projeto de vida.

Um dos seus compromissos é valorizar sua família, que agora será completa com a filha, que está a caminho. Recentemente, em uma articulação das equipes do Creas, Funac e os jovens guardiões que o acompanham, a família ganhou um chá de bebê para celebrar o momento.

“A chegada da minha filha representa alegria, esperança, amor, é uma benção e eu agradeço por todo apoio nesse momento. É bom saber que tem pessoas que se importam com você”, afirmou o jovem no momento que foi de muita alegria. “Eu espero cuidar muito bem e ser um bom pai para ela, que ela possa ter orgulho de mim”, completou.

Acompanhamento

Equipes da Funac, Creas e Jovem Guardião preparam o momento com muito carinho. (Foto: Priscilla Swaze)

No Creas, um dos atendimentos realizados é o acompanhamento ao adolescente em cumprimento de medida em meio aberto por equipe multiprofissional. A equipe passou a acompanhar o jovem e sua família realizando o acolhimento e repactuação do seu Plano de Atendimento Individual (PIA).

Com novos objetivos de vida, Marcos escolheu dar continuidade aos estudos, se inserir no mercado de trabalho e valorizar sua família. “Elaboramos estratégias para que as metas deles fossem alcançadas, articulamos sua matrícula na escola, tivemos o apoio do Programa de Egresso da Funac e encaminhamos seu currículo para os empresários da região, com as formações profissionalizantes realizadas ainda na internação. Com seu empenho, ele retomou os estudos e tem trabalhado em um depósito de material de construção”, contou Tatiana Wolff, técnica da equipe do Creas.

Quanto à família, a equipe destaca que o empenho é contínuo. “Ele tem sido um pai responsável, acompanha a companheira nas consultas do pré-natal, e toda a família do jovem tem sido bem presente no processo socioeducativo dele e tudo isso tem contribuído para atingirmos o objetivo da medida que é desvincular de práticas delituosas e fortalecer sua reintegração sociofamiliar”, completou a técnica.

“Eu só tenho a agradecer por todo o trabalho que as equipes tem feito com meu filho. Apesar das dificuldades, ele tem conseguido reconstruir sua vida, ter outra visão e agora é só aguardar a chegada da minha netinha para a alegria ser completa”, celebrou a mãe de Marcos.

Lúcia Diniz, diretora técnica da Funac, reforça que o trabalho com o egresso de medida socioeducativa requer um conjunto de ações articuladas de órgãos de políticas públicas e da sociedade. “Por isso, é importante fortalecer as relações com as políticas de direitos fundamentais, com a escola, família e com o mundo do trabalho para que ofereçam possibilidades concretas de viabilização de novos projetos de vida. Toda essa articulação tem possibilitado os bons resultados desse jovem”, afirmou a diretora.

*Nome fictício utilizado para resguardar a privacidade do jovem

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI