22/05/2018 1:30 pm

Adolescentes da Funac serão capacitados pelo IEMA

Equipe da Funac, IEMA e Secti visitam unidades socioeducativas. (Foto: Priscilla Swaze)

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa das unidades de internação e semiliberdade serão beneficiados com Cursos de Formação Inicial e Continuada (Fics) para capacitação em diversas áreas de formação profissional.

A ação será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em convênio com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Ao todo serão investidos R$ 250 mil reais para a realização dos cursos nas áreas de mecânica de automóvel e moto; lanternagem; confeitaria; estética; montagem e manutenção de computadores; barbearia; concerto e manutenção de eletrônicos e cursos de informática para inclusão digital.

Na semana passada, a presidente da Fundação, Elisângela Cardoso, visitou três das unidades que serão beneficiadas com os cursos acompanhada do secretário adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social, André Bello, e da coordenadora das Unidades Vocacionais do IEMA, Josélia Castro, para analisar a infraestrutura necessária a realização das formações.

“A profissionalização é um dos eixos que deve ser garantido aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, previsto inclusive no Estatuto da Criança e do Adolescente e na lei do Sistema Nacional de Socioeducação”, ressaltou a presidente da Funac, Elisângela Cardoso. A gestora acrescentou que com a articulação será possível ofertar formações profissionais adequadas à realidade do sistema socioeducativo e com ampla aceitação no mercado de trabalho, fortalecendo a efetivação do novo projeto de vida dos adolescentes.

Para a coordenadora do IEMA, Josélia Castro, as perspectivas de realização dos cursos são bastante positivas. “Um dos objetivos do IEMA vocacional é qualificar jovens e adultos para fomentar a geração de renda e emprego. Além disso, na oferta de cursos de qualificação profissional em parceria com a FUNAC exerceremos, também, a inclusão social”, falou.

O secretário adjunto André Belo ressaltou que a parceria é o pontapé inicial para a realização de projetos maiores a exemplo dos cursos técnicos como o PROEJA. “Quanto mais qualificados esses adolescentes maior a inserção no mercado de trabalho, que é o resultado almejado por todos nessa parceria”, destacou.

Início

“Os cursos que serão ofertados foram escolhidos pelos próprios adolescentes, a partir das metas de profissionalização pactuadas nos Planos de Atendimento Individual (PIA), que são avaliados semestralmente pelo Sistema de Justiça”, explicou a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz. “Isso promove mais engajamento e participação dos adolescentes nos cursos, já que foram formações escolhidas a partir das suas aptidões e interesses, voltadas às suas realidades e com perspectivas de aplicação após o cumprimento da medida”, ressaltou.

Considerando a especificidade do atendimento socioeducativo, cada unidade será beneficiada com três cursos na modalidade Fics, já realizada amplamente pelo IEMA. A previsão é que as formações sejam realizadas a partir do mês de junho, finalizando em novembro. Contudo os cursos serão realizados nas próprias unidades, com turmas de até 10 adolescentes. A carga horária será de 160 horas, correspondendo a 60 dias, com aulas de segunda a sexta-feira.

Equipe da Funac, IEMA e Secti visitam unidades socioeducativas. (Foto: Priscilla Swaze)

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI