26/11/2018 3:03 pm

Projeto Jovem Guardião capacita jovens e ganha a adesão da Paróquia São Daniel Comboni

Certificação

O projeto Jovem Guardião, iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de São Luís-MA em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), segue formando e capacitando os jovens e novos voluntários para o acompanhamento dos adolescentes egressos das medidas socioeducativas. Dezenas de jovens das paróquias São José do Bonfim, Nossa Senhora da Penha e São Daniel Comboni, ambas na área Itaqui-Bacanga, estiveram reunidos na manhã do último sábado (24), na comunidade Nossa Senhora da Esperança, na Vila Embratel, com objetivo principal de conhecer o projeto para aderir e atualizar os que já participam da iniciativa.

O encontro teve início com a dinâmica ‘programa de rádio’, fazendo uma breve apresentação do projeto em forma de perguntas e respostas com as referências da Forania Santos Anjo de Guarda, Adeílson França e Valéria dos Anjos. Na ocasião as assistentes sociais da Funac, Sorimar Sabóia e Conceição Coimbra explanaram sobre os seguintes temas: Medidas Socioeducativas, Noções de Segurança Socioeducativa e Acompanhamento a Egressos.

Sorimar Sabóia afirmou que a roda de diálogo sobre as temáticas é de grande importância para os jovens guardiões, pois eles estão inseridos em um espaço educativo, mas que também é de responsabilização para adolescentes que cometeram ato infracional e é preciso conhecer as medidas socioeducativas e cumprir as normas de segurança.

“O projeto agrega aspectos positivos para a Funac junto aos adolescentes, além de dar leveza para as unidades e esperança aos socioeducandos que esperam ansiosos por cada visita. É uma ação concreta a qual os adolescentes ao encontrar estes jovens se sentem valorizados, acreditam que podem sim ter sua dignidade devolvida, ter outros horizontes e voltar para sociedade e para a família. Por isso, é fundamental conhecer de forma detalhada o que é uma medida socioeducativa e os procedimentos de segurança para que as atividades sejam realizadas com êxito”, pontuou.

A jovem Taíse Mendes, que participa do grupo de jovens Cordeiro de Deus na comunidade Nossa Senhora da Esperança, contou que ficou muito feliz em conhecer o projeto Jovem Guardião e dizer sim a ele. “Estou muito feliz em saber que há jovens empenhados na construção de um mundo melhor, auxiliando outros jovens que apesar de uma realidade diferente são merecedores de amor e afeto. É um projeto importante e necessário e estou imensamente feliz pela oportunidade de fazer parte dele”, ressaltou.

Nova Paróquia Guardiã

Durante a formação, o projeto ganhou a adesão de mais uma comunidade: a Paróquia São Daniel Comboni, da área do Itaqui-Bacanga, com o sim do pároco-missionário Raimundo Rocha. Agora o Jovem Guardião conta com a participação de três paróquias da região e, no total, com 14 paróquias da Arquidiocese de São Luís.

A coordenação do Projeto acolheu com alegria a nova paróquia guardiã e destacou a importância da formação. “O encontro foi de extrema importância para todos os participantes. A formação teve como objetivo fortalecer os vínculos dos jovens guardiões e sensibilizar os jovens que ainda não conheciam o projeto e convidá-los para aderir ao projeto. Além disso, celebramos a chegada da Paróquia Daniel Comboni para somar esforços com a juventude da área e realizarmos com êxito o acompanhamento dos egressos da Funac”, afirmou o coordenador do projeto, Sérgio Matos.

“A cada nova paróquia que adere, comemoramos o crescimento do Projeto Jovem Guardião e o acolhimento nas comunidades para os egressos das medidas socioeducativas. Acima de tudo, precisamos de boas oportunidades e de jovens com experiências positivas para caminhar junto com os adolescentes, de modo a ressignificar suas vidas”, comemorou a presidente da Funac, Elisângela Cardoso. Ao final da atividade, os participantes fizeram uma breve avaliação do encontro e os jovens foram certificados na formação, articulada pela Escola de Socioeducação do Maranhão da Funac, com a presença da presidente do órgão, Elisângela Cardoso.

Texto: Gladys Alves/ Priscilla Swaze

 

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI