O objetivo das atividades foi promover momentos de descontração, recreação e de integração. (Foto: Divulgação)
As unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizaram uma programação diferenciada para garantir o direito ao lazer, ao esporte e à cultura dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no período de férias.
O objetivo das atividades foi promover momentos de descontração, recreação e de integração. Teve um pouco de tudo: torneios de futebol, campeonato de pipas, gincanas culturais, sessões de cinemas, oficinas de artesanato, e jogos tradicionais como “pega-bandeira”, “queimado”, entre outras. Tudo isso para oferecer uma programação alternativa.
A presidente da Funac, Elisângela Cardoso afirma que garantir o direito à cultura, ao lazer e ao esporte é um compromisso da Funac, assim como a escolarização, profissionalização e os demais atendimentos necessários. “São direitos e garantias dos socioeducandos e da nossa gestão tem o total apoio para que sejam efetivados”, ressaltou.
“É muito importante termos atividades alternativas como essas nas unidades, porque além de ser um direito fundamental, possibilitam momentos de descontração e relaxamento. Isso melhora a dinâmica das unidades, os adolescentes ficam mais calmos e a condução dos trabalhos flui melhor”, destacou a coordenadora dos programas socioeducativos, Nelma Pereira.
Torneios de Futebol
Dentre as ações, destacou-se o torneio de futebol envolvendo as unidades do Centro de Juventude Canaã e Centro Socioeducativo da Internação Masculina de São Luís, ambas unidades no bairro do Vinhais. Os adolescentes puderam demonstrar todas as suas habilidades esportivas, com direito a placar cheio de gols e premiação especial.
“É muito positivo quando podemos proporcionar esse momento aos adolescentes e, principalmente, fazer a integração entre as unidades de forma pacífica, com foco no espírito esportivo. Este era um desejo da nossa equipe e nessas férias conseguimos realizar o nosso torneio com a participação ativa das comunidades socioeducativas, inclusive dos funcionários”, ressaltou o diretor da unidade do Canaã, Dannyeryck Bernardes Mendes.
A unidade do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão também apostou no futebol como prática recreativa, com o diferencial que promoveu integração dos adolescentes com os participantes do Projeto Circo Escola, iniciativa da Prefeitura de São Luís executada no bairro da Cidade Operária. A ação, realizada pela primeira vez, foi articulada pelo oficineiro Valdemir Barros junto com a equipe técnica. “A atividade foi muito produtiva, harmoniosa e de muita interatividade entre os meninos. Gostei muito do resultado”, avaliou o oficineiro.
A experiência foi muito positiva também para os adolescentes. “Fui muito bom jogar com os meninos, fazer novos amigos e interagir tranquilamente com todos”, aprovou um dos adolescentes da unidade do São Cristóvão.
Jovem Guardião nas Férias
O objetivo das atividades foi promover
momentos de descontração, recreação e
de integração. (Foto: Divulgação)
Nas atividades de férias, quem também marcou presença nas unidades socioeducativas foram os jovens guardiões, que por meio de atividades diversas utilizaram o momento para fortalecer os vínculos com os adolescentes e interagir na programação.
“Além das visitas aos sábados, nos preparamos para estar com os meninos nesse período. Realizamos brincadeiras como jogos de mesa, “pega-bandeira”, jogo de queimado, videogame também e outras atividades lúdicas”, contou a jovem guardiã Ana, da unidade do Vinhais.“Agradecemos também a direção da unidade que nos acolheu muito bem nas atividades. Foi tudo maravilhoso e ficamos muito felizes em ver a alegria dos adolescentes com a nossa presença”.
Ainda sobre as atividades de férias, as adolescentes do Centro da Juventude Florescer participaram do projeto “Oficina Artes com as Mãos” e produziram inúmeras peças que serão expostas e comercializadas nas diversas atividades em que a unidade participa.
        
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI