11/03/2019 5:44 pm

Operação Carnaval: unidades da Funac realizam atividades alusivas ao carnaval com tranquilidade

unnamed-2019-03-11T155114.109Com o objetivo de ofertar uma programação diferenciada no período carnavalesco, as unidades socioeducativas da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), investiram na criatividade dos adolescentes para falar sobre a festa popular mais conhecida do país.

Os adolescentes participaram de sessões de cinema sobre a história do Carnaval e compuseram marchinhas com o tema da socioeducação. No ritmo da folia, os adolescentes se divertiram no bloco “Taí, eu fiz tudo para você gostar de mim”, que integrou os socioeducandos e servidores da unidade do Centro de Juventude Canaã.

Houve espaço para debater, também, sobre temas transversais vivenciados neste período como o assédio sexual, doenças sexualmente transmissíveis, o excesso na ingestão de bebidas alcoólicas e a exploração do trabalho infantil. E as atividades esportivas como os torneios de futebol e jogos diversos também fizeram parte da programação.

“Eu gostei de participar das atividades, aprendi coisas que não sabia a respeito da história e as marchinhas de carnaval, e fiquei feliz que ganhei o concurso de marchinha”, disse o adolescente, que compôs uma marchinha contando a rotina dentro da unidade. Para outro socioeducando, o destaque foi a palestra sobre o trabalho infantil. “Gostei da palestra e estou mais consciente sobre esse assunto”, afirmou.

Para o diretor José Carvalho Neto, do Centro Socioeducativo da Região Tocantina, a avaliação das atividades foi positiva. “Os adolescentes participaram com muita tranquilidade e alegria das atividades propostas sobre o carnaval e puderam demonstrar seus talentos com as marchinhas de carnaval. Um exemplo de que é possível brincar o carnaval de outras formas”, ressaltou.

Na unidade de semiliberdade, em Imperatriz, na qual os adolescentes têm convívio com a família aos finais de semana, a equipe técnica realizou uma roda de conversa com os adolescentes sobre o assédio no carnaval, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e, também, alertou quanto a ingestão de bebidas alcoólicas. Os adolescentes também receberam um kit de carnaval, incluindo adereços confeccionados durante as oficinas.

A respeito da dimensão religiosa dos adolescentes, a unidade do Canaã recebeu os paroquianos e o pároco Hernanni Pereira, da Paróquia São Maximiliano Kolbe, do bairro do Vinhais. Eles celebraram a missa da quarta-feira de cinzas com a comunidade socioeducativa. “Para mim foi muito importante participar da missa, falar sobre a quaresma, sobre Deus, e lembrar que devemos nos guiar pelas coisas boas e certas da vida”, disse um dos adolescentes. Ao longo do período, outras instituições religiosas também se fizeram presentes nas unidades, com momentos de louvor e cultos.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso destacou a importância dessas atividades para os socioeducandos. “Devemos lembrar que embora os adolescentes estejam privados de liberdade, os demais direitos devem ser garantidos, incluindo a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação”, pontuou.

“A realização dessas atividades, além de ser um momento de aprendizado, no qual eles podem apresentar seus talentos, garante a eles um momento de descontração, que alivia as tensões de uma medida socioeducativa, e nos possibilita mais tranquilidade e fluidez na execução do nosso trabalho”, frisou a presidente.

Operação Carnaval

Unidades de internação investiram na
criatividade dos adolescentes para falar
sobre o Carnaval (Foto: Divulgação)

Durante o período do carnaval, Elisângela Cardoso e o secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, visitaram as unidades de internação: Centro Socioeducativo do São Cristóvão, Centro de Internação de São Luís, Centro de Juventude Sítio Nova Vida, e o Centro Socioeducativo de São José de Ribamar, além da unidade de internação provisória, Centro de Juventude Canaã, na região metropolitana de São Luís.

O objetivo da ação foi acompanhar a realização das atividades no período carnavalesco e, também, realizar um monitoramento da execução do atendimento socioeducativo. Na oportunidade, os gestores visitaram os adolescentes nos alojamentos, escutaram suas demandas para realizar os encaminhamentos necessários. Técnicos da Sedihpop e da Funac, também, acompanharam as visitas.

“A operação carnaval foi importante para evitarmos ocorrências durante o feriado, período propenso a tentativas de fugas. Acompanhamos de perto todas as medidas de prevenção elaboradas pela equipe da Funac e constatamos um trabalho sério e consistente de custódia dos adolescentes. Além disso, acreditamos que o contato direto com os adolescentes humaniza essa relação e favorece também os processos de ressocialização”, pontou o secretário Francisco Gonçalves.

Para a presidente da Funac, o balanço foi positivo. “Registramos mais um período de carnaval sem a incidência de fugas. O resultado é reflexo do empenho das nossas equipes e no investimento em atividades socioeducativas para os adolescentes em cumprimento de medida”, destacou a gestora.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI