22/02/2019 6:59 pm

Sedihpop e Capelania da PMMA discutem ações de Paz, Justiça e Direitos Humanos

WhatsApp Image 2019-02-22 at 14.56.19O secretário Francisco Gonçalves recebeu os capelães militares, nesta sexta-feira (22), para discutir ações conjuntas de proteção da vida, justiça e cultura de paz. A aproximação entre a Secretaria dos Direitos Humanos e a Polícia Militar tem sido uma política positiva adotada por ambas as instituições, uma vez que os dois trabalhos são complementares para garantir segurança à população.

Uma relação historicamente tensa no Brasil, desde a ditadura civil-militar, começou a ganhar novos contornos desde o primeiro mandato do governador Flávio Dino. Entre as ações desenvolvidas em parceria, estão o Programa Federal de Assistência e Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita), o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM) e o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), o combate ao Trabalho Escravo, a mediação de conflitos fundiários, a proteção de povos e territórios indígenas, ações de pacificação na Funac etc.

WhatsApp Image 2019-02-22 at 12.58.04

Ao final da reunião, o secretário
Francisco Gonçalves recebeu uma
Bíblia assinada por toda a
Capelania da PM.

“Pouco se fala, mas as ações de Direitos Humanos contemplam também a vida dos policiais e a assistência às suas famílias. Nossa equipe tem bastante clareza do trabalho desempenhado pela Polícia Militar do Maranhão e estamos sempre em busca de mais parcerias que possam resultar numa cultura de paz, justiça e direitos humanos a todos os maranhenses”, afirmou o secretário enfatizando ainda que o Estado é laico, mas não é antirreligioso e que, nesse sentido, os capelães têm um papel fundamental na promoção de assistência espiritual e podem também contribuir com a ressocialização de infratores nas instituições de privação de liberdade.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, destacou que todas as ações da PM-MA dentro da Funac foram resolutivas, assim como o processo de reintegração de posse, na comunidade Nova Esperança, em Paço do Lumiar. A gestora propôs ações de acompanhamento da Capelania, também, fora da instituição, aos adolescentes e jovens que retornam ao convívio social, citando o exemplo bem-sucedido dos Jovens Guardiões que já atuam nesse sentido.

A equipe de padres e pastores também reforçou a importância desse estreitamento de relações com os defensores de Direitos Humanos inclusive para estimular boas reflexões dentro da corporação. “Sua presença em um culto fúnebre de um policial morto em missão rompeu paradigmas”, disse o pastor Damasceno, em alusão à presença do secretário Francisco Gonçalves em recentes momentos de homenagens a policiais que perderam a vida no exercício da profissão. “Eu não sei se outro secretário no Brasil já fez isso, mas, sem dúvidas, é um exemplo a ser seguido”, completou.

Na quinta-feira (21), o secretário Francisco Gonçalves também destacou a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental na Terra Indígena Awá-Guajá durante posse da Comissão de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas no Palácio dos Leões. O coronel Adenilson, comandante do Batalhão, agradeceu a homenagem e ratificou o empenho de sua equipe na proteção dos povos e territórios indígenas do Maranhão.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI