26/07/2019 10:14 am

Projeto Jovem Guardião comemora três anos de atividades

“O Projeto Jovem Guardião vale a pena e está mudando a vida dos adolescentes, que muitas vezes não têm oportunidade por conta da discriminação, por morarem em áreas periféricas da capital ou do interior do Estado, dentre outros motivos. O projeto ajuda os adolescentes e incentiva as famílias a não desistir deles. Eu agradeço por tudo o que fizeram por mim”, contou agradecido David Borges.

David é egresso do sistema socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e foi acompanhado pelos jovens integrantes do Projeto Jovem Guardião durante quase um ano.

O projeto é executado por integrantes da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de São Luís com a Funac, e a partir deste ano conta com a parceria do Instituto Pobres Servos da Divina Providência. O foco é o acompanhamento dos egressos do sistema socioeducativo, em meio fechado, nas suas comunidades de origem.

Neste mês, os jovens guardiões, técnicos da Funac e defensores dos Direitos Humanos participaram de uma missa em Ação de Graças pelos 3 anos do Projeto, na Igreja Nossa Senhora da Penha, no bairro do Sacavém, celebrada pelo padre Jucinei Vilpest. Um momento de agradecer a caminhada, os êxitos que o projeto vem colhendo e rezar pela vida de adolescentes e jovens como David.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, agradeceu pela parceria com a PJ. “Parabenizo a Pastoral da Juventude pela iniciativa e por contribuir com o processo socioeducativo dos adolescentes, desde as unidades até o seu retorno, trazendo esperança e nova perspectiva de vida”, destacou a gestora.

“Com os jovens da PJ mostramos aos nossos socioeducandos que eles são capazes de ter um novo caminho, conviver com a sua família e comunidade, desvinculados da prática do ato infracional, com a alegria própria do jovem, ter seus sonhos e serem exemplo”, acrescentou Sorimar.

Para Sérgio Matos, um dos coordenadores do Projeto, a sociedade pode contribuir no processo socioeducativo. “Esses 3 anos nos mostram que a sociedade também deve ser participativa na ressocialização dos/as adolescentes. É necessário que a sociedade acredite na ressocialização e contribua dando oportunidade”, ressaltou.

“Sabemos ainda que tem muitos desafios a serem enfrentados, mas a mudança de vida dos adolescentes para um novo rumo, longe do ato infracional, nos enche de esperança e alegria.  Agradeço, também, aos jovens por fazer parte desse projeto, e espero que mais pessoas possam contribuir com ele”, agradeceu.

Homenagem Elisângela Cardoso 

Na ocasião, os jovens realizaram, também, uma homenagem para Elisângela Cardoso (in memoriam), que presidiu a Funac e faleceu este mês. Elisângela foi uma das grandes incentivadoras e apoiadoras do projeto, que acreditava no protagonismo da juventude.

O secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, que também participou da missa, falou sobre o legado dela para o projeto. “O legado de Elisângela se materializa em cada um desses jovens, que juntamente com ela fizeram a opção de escolher e acolher aqueles que ninguém quer na sociedade. Nessa opção política e de fé, os jovens da PJ encontraram em Elisângela a padroeira do Jovem Guardião”, afirmou.

Atualmente, 14 Paróquias de bairros periféricos de São Luís e Paço do Lumiar participam do projeto. Juntas elas somam cerca de 90 jovens que realizam as visitas nos Centros Socioeducativos e o acompanhamento dos egressos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI