
Para finalizar mais um ciclo de profissionalização, 38 socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foram certificados nos cursos de Mecânica de Motos, Manutenção de Ar Condicionado e o de Pintor de Obras pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), esta semana, no município de Timon.
Os cursos, com carga horária média de 40h/aula e mesclando teoria e prática, foram realizados nos Centros Socioeducativos de Internação Provisória dos Cocais e de Semiliberdade de Timon, resultado da ação intersetorial entre a Funac e o IEMA, que vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Para um dos adolescentes certificados, o sentimento é de orgulho. “Daqui para frente posso seguir meu caminho no mercado de trabalho, pois já tenho um certificado para colocar no meu currículo, além disso, a conclusão do curso é motivo de orgulho para minha família e para mim”, disse animado.
“Aprendi um conhecimento novo nos cursos de mecânica de motos e manutenção de ar condicionado, tenho meus certificados e estou feliz com essa minha conquista”, afirmou contente outro aluno.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia reiterou a importância da parceria. “A ação intersetorial firmada entre a Funac e IEMA possibilita o acesso a uma formação profissional de qualidade e ofertada de forma contínua aos socioeducandos, um dos pilares da Socioeducação”, frisou. “E a cada novo ciclo de certificação, celebramos as conquistas dos adolescentes no processo socioeducativo, junto com suas famílias e a construção de um novo projeto de vida”, completou.
“Acredito muito na educação profissional como um meio de ressocialização dos socioeducandos. Ao longo dessa parceria com a Funac, observamos o empenho dos garotos e meninas nos cursos e a vontade de conquistarem um futuro melhor”, afirmou o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social da Seduc, André Bello.
Família presente
Nos Centros Socioeducativos de Timon, um dos diferenciais foi a participação das famílias no processo de profissionalização.
“O envolvimento das famílias, do sistema de justiça e da comunidade socioeducativa durante a realização dos cursos foi uma experiência muito importante, a ação motivou o aprendizado e desenvolvimento deles na profissionalização e o retorno foi positivo. Mais um avanço no caminho deles”, destacou o diretor da internação provisória, Lívio Barros.
Na perspectiva do diretor da unidade de semiliberdade, Diogo Souza, além da participação, os cursos agregam um sentimento de mudança. “A participação dos adolescentes com dedicação, atentos às aulas, aos poucos vão se transformando em possibilidades para mudar de vida quando do cumprimento da medida. É um estímulo, que com o acompanhamento certo, tem representado avanços e novas oportunidades”, acrescentou.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI