A ação aconteceu nos Centros Socioeducativos dos munícipios de Imperatriz e Timon
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou no Centro Socioeducativo de Semiliberdade Cidadã, localizado em Imperatriz e no Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais, em Timon, atividades alusivas ao Agosto Lilás para os socieoducandos e familiares.
Imperatriz
Em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), foi realizada uma palestra sobre as principais violências sofridas pelas mulheres, além do ciclo de abuso e formas de prevenção e denúncias. A atividade foi conduzida por Sueli Brito Barbosa, Jesileia Rodrigues e Maria da Conceição Souza.
A diretora do Centro, Geriane Silva, considera a temática relevante para ser trabalhada com os adolescentes. “É importante conscientizá-los sobre a valorização da mulher. Foi um momento em que eles puderam tirar algumas dúvidas sobre os tipos de violência e compreender que toda e qualquer forma de agressão é um crime passível de punição previsto em leis”, afirma.
Para a coordenadora técnica do Centro Socioeducativo, Janaina Pimenta é válido sensibilizar e orientar os socioeducandos sobre a violência contra a mulher. “É necessário desconstruir a concepção de que o homem é superior à mulher, evitando submetê-la a situações de agressão verbal, física e psicológica”, afirma.
Timon
De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo da Funac, Lívio Araújo, a Secretaria do Município de Desenvolvimento Social (SEMDES) vem atuando com diversas ações. No Centro Socioeducativo, foi realizada uma atividade voltada para as mães dos socioeducandos. “Agosto Lilás é uma bandeira nossa e, para aumentar e resgatar a autoestima das mães dos adolescentes, realizamos uma ação voltada para a área da beleza, com foco no bem estar”, destaca.
Alunos do curso de cabeleireiro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Projeto Qualificar da SEMDES, participaram da atividade. “Foi um imenso prazer levar a essas mulheres um dia de cuidado, de resgate e autoestima”, comenta José Garcia Medeiros, instrutor do projeto.
A coordenadora técnica do Centro, Gessyka Alencar, destaca a importância de uma ação social voltada para o empoderamento feminino. “O resgate da autoestima é uma forma de superação dessas mulheres vítimas de violência”, concluiu.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI