Com foco na garantia do direito à saúde para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, os Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), estão realizando ações preventivas de saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Nesta semana, 38 socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar participaram da ação de testagem rápida para Hepatites B e C e outras ISTs, assim como uma roda de conversa sobre a temática. A iniciativa foi articulada com a equipe de saúde do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ribamar.
No Centro Socioeducativo de Internação Provisória do Canaã, os adolescentes participaram de uma roda de conversa sobre ISTs como sífilis, herpes, entre outras. O enfermeiro da unidade, Ângelo Abenante, destacou, também, a importância do uso correto de preservativos masculinos e femininos, assim como a higiene dos órgãos genitais.
“O direito à saúde é fundamental e, de forma preventiva, as nossas equipes sempre se articulam com as equipes de saúde dos Municípios e Estado para garantir a realização de campanhas sobre essa temática nos Centros Socioeducativos, assim como os atendimentos médicos conforme a necessidade dos socioeducandos”, frisou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
Nos diálogos, os adolescentes conheceram como essas infecções se manifestam no corpo humano, quais os cuidados preventivos e os tratamentos adequados. Um dos adolescentes participantes aprovou a iniciativa. “Antes eu não ligava muito para minha saúde e nem tinha acesso aos serviços, mas com as orientações dos profissionais eu aprendi que a gente tem que se cuidar de todo jeito para ter uma boa saúde”, disse Sorimar Sabóia.
“O nosso objetivo é promover as ações de saúde e conscientizar os adolescentes de que é necessário ter uma atitude preventiva de cuidados fundamentais com a sua saúde em todos os aspectos”, frisou a enfermeira Maria José Costa, do SAE do município de São José de Ribamar.
A coordenadora técnica do Centro Socioeducativo de Ribamar, Ariane Azevedo ressaltou que “as articulações com as equipes de saúde garantem a equidade no acesso à saúde para os adolescentes, inclusive a ação foi um dos preparativos para habilitar os socioeducandos à visita íntima, futuramente”.
“A proposta foi trazer informações sobre as ISTs e que os adolescentes pudessem dialogar diretamente com os profissionais, tirar suas dúvidas e cuidar realmente da sua saúde, de forma preventiva”, acrescentou a coordenadora técnica do Canaã, Mireya Matos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI