Em Timon, o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais promove o Projeto Família. A iniciativa da unidade da Fundação da Criança e do Adolescente tem a proposta de fortalecer a participação das famílias de adolescentes autores de ato infracional no processo de cumprimento de medida socioeducativa.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o adolescente e sua família devem ter resguardado o direito à convivência familiar e comunitária. Por isso, a família é essencial e deve estar fortalecida para participar e acompanhar todo o processo socioeducativo e assim ajudar os adolescentes a construir um novo projeto de vida.
“Sofri muito no início da medida socioeducativa do meu filho, mas hoje estou mais forte. A gente aprende a lidar com os problemas, ir atrás dos nossos direitos e dos nossos filhos também”, diz dona Joana, mãe de um dos adolescentes que cumpre medida socioeducativa na unidade e que participa assiduamente dos encontros do Projeto.
“Já aprendi muitas coisas desde que comecei a participar do Projeto. No último encontro com o debate sobre violência contra a mulher, aprendi que temos que ser respeitadas também, tratadas igual uma flor. No mais, agradeço pelo acolhimento da equipe com todas nós”, agradece.
O diretor Lívio Araújo explica que a intenção do projeto é oportunizar espaços de interação com a equipe técnica e parceiros, socializar informações e compartilhar experiências. “A ideia é que as famílias possam esclarecer suas dúvidas acerca de temáticas diversas, dentre as quais saúde, educação, assistência social, demais direitos e cidadania, assim como temas que promovam a cultura do diálogo”, acrescentou.
“Nos encontros as famílias conhecem melhor seus direitos e são estimuladas a desenvolver suas potencialidades, assim como melhorar aspectos específicos da vida familiar e comunitária. A participação é ativa e pelos seus depoimentos nos encontros, observamos que estamos no caminho certo”, afirma a coordenadora técnica da unidade, Géssyka Alencar.
Projeto Família
O Projeto Família acontece desde março de 2019, com rodas de diálogo quinzenais que ocorrem no próprio centro socioeducativo, mediadas pela equipe técnica, que dispõe de assistente social, psicóloga, pedagoga, advogada e técnica de enfermagem.
Adolescência, responsabilidade, relação família e escola, medidas socioeducativas, laços familiares e violência contra a mulher são temas já dialogados com as famílias participantes.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI