Com melodias fortes e letras que levam a reflexão da realidade, o hip hop tem sido uma das ferramentas utilizadas nos Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) para que os adolescentes possam desenvolver seu protagonismo e fortalecer a construção do seu projeto de vida.
As oficinas de hip hop estão inseridas na rotina sociopedagógica dos Centros Socioeducativos do Vinhais, em São Luís, e de São José de Ribamar. Sempre que possível, as atividades têm a participação especial de especialistas nesse ritmo para ajudarem os adolescentes a descobrirem ou aprimorarem seus talentos. Recentemente, a unidade de São José de Ribamar realizou uma oficina com o MC Alcino e DJ Astro.
“Por meio do hip hop podemos falar com os adolescentes sobre protagonismo juvenil, cultura de paz e desmistificar a associação desse ritmo com drogas e violência”, explica a vice-diretora da unidade de Ribamar, Cristiane Ribeiro. “É uma possibilidade a mais que temos também para trabalhar a integração e estimular os socioeducandos a desenvolver seus talentos”, acrescenta.
Para os adolescentes, a oficina é mais uma oportunidade para conhecer essa cultura, que além da música, também tem forte representação na dança e no grafite. “A oficina foi muito boa e bem elaborada. Parabenizo os MCs pelo trabalho deles”, disse um dos adolescentes. “Eu queria agradecer pela oportunidade que estou tendo de conhecer outras coisas, como o hip hop”, frisa outro socioeducando.
O oficineiro Othon Salazar explica ainda que, durante a oficina, os socioeducandos conheceram outros elementos da cultura hip hop, inclusive os instrumentos utilizados pelos DJs, as pick ups. “É mais um aprendizado, mais uma experiência positiva para a vida desses adolescentes que estão inseridos na socioeducação, e que por meio da música podem ter uma nova perspectiva do viver”, conta.
“Para mim foi uma atividade ímpar com os adolescentes da Funac. Percebemos o brilho nos olhos deles ao participar das atividades do hip hop, interagiram, cantaram, sorriram, e sempre que tenho a oportunidade fico muito feliz de contribuir com esses jovens. Recebi uma energia muito positiva dos adolescentes e guardo isso no coração. Torço por esses jovens e espero que eles sigam um bom caminho”, parabeniza MC Alcino.
O DJ Astro também comenta sobre a oficina. “Espero que com mais esse conhecimento esses garotos tenham uma nova perspectiva de vida e que consigam extrair coisas boas desse ritmo musical”.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI