Socioeducandos do Centro Socioeducativo do Sítio Nova Vida, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Paço do Lumiar, tiveram uma manhã lúdica de intercâmbio com um grupo missionário da Itália e os jovens do Projeto Jovem Guardião, nesta semana.
A atividade foi articulada pelo Projeto Jovem Guardião, iniciativa da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís em parceira com a Funac, com a proposta de apresentar o atendimento socioeducativo do Maranhão e as ações do Projeto, executadas nas unidades da Funac, para o grupo missionário católico da cidade de Verona.
Com roda de conversa, músicas e muita alegria, a ação foi uma inédita troca de experiências entre os socioeducandos, os jovens guardiões e os jovens italianos. Nem mesmo o idioma diferente foi barreira para que eles pudessem compartilhar suas vivências.
“Eu gostei muito da visita dos missionários aqui na unidade, que vieram nos conhecer, ver como vivemos e não tiveram nenhum preconceito conosco. Consegui falar com eles e foi uma experiência muito boa”, disse um dos socioeducandos.
Para Francesca Frapporti, coordenadora do grupo missionário, a visita possibilitou aos jovens italianos conhecer uma realidade diferente e replicar a experiência vivenciada nas suas comunidades. “Essa é uma experiência marcante; eles vão valorizar mais suas vidas e isso vai tocar no coração destes jovens para que possam fazer boas escolhas. Eles serão uma pequena semente em diferentes partes da Itália e do mundo”, disse.
“Para mim, foi um prazer conhecer cada adolescente e suas histórias de vida e, da mesma, forma o trabalho dos jovens guardiões e da Funac”, ressalta a jovem missionária Anna Maria, que vai levar além dessa experiência, lembranças que recebeu dos socioeducandos da Funac.
A diretora do Centro, Elivânia Estrela, destacou a importância da ação. “A presença de jovens italianos na unidade trouxe esperanças para os nossos socioeducandos. Foi uma oportunidade de troca de saberes, experiências e valores. Ganhamos o fortalecimento da resiliência dos socioeducandos”, afirmou.
“O intercâmbio foi uma experiência emocionante para todos. Eles aprenderam conosco e nós aprendemos com eles”, resumiu o jovem guardião Gabriel.
Missão
Os jovens missionários foram acolhidos no Brasil pelas comunidades católicas dos bairros Geniparana, Cidade Olímpica e São Braz dos Macacos, desde o dia 28 de agosto. Além da Funac, os missionários vão visitar outras comunidades da região e fazer um gesto concreto, que é a construção de parte da capela da comunidade quilombola do Santana.
O jovem guardião, Jonathan Soares, explica que o intercâmbio teve ainda o objetivo de proporcionar aos missionários a vivência em comunidade pastoral, mais próxima da realidade do povo, para que possa inspirar a evangelização da juventude na Itália.
“Estamos vivenciando uma experiência muito singular e achamos muito importante o trabalho da Funac. Sobre os jovens guardiões, é lindo saber que tem pessoas que vivem o evangelho na prática e que colocam sua vida a serviço dos outros”, elogiou Francesca.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI