A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC) reuniu com as coordenações técnicas dos Centros Socioeducativos, com representantes e alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para apresentar as ações que já são desenvolvidas nas Unidades.
A reunião teve o objetivo de montar um plano de ação do Projeto Voz e Poesia, que é uma ação em parceria com a FUNAC, UFMA e Ministério Público, através da 43º Vara da Infância e Juventude. Presentes, a coordenadora do curso de biblioteconomia, Aldinar Bottentuit, alunos do curso, diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz e equipe técnica da Fundação.
“Hoje visualizamos as ações que as Unidades estão implementando, a ideia era socializar o que os Centros já executam e com a presença da UFMA fortalecer a partir do conhecimento e contribuição da biblioteconomia as iniciativas que temos. Nós estamos sendo provocados pelo sistema de justiça a pensar a partir da formação de leitores, a redução do tempo da medida socioeducativa. O juiz já nos provocou para ver uma proposta, então o segundo passo é pensar estratégias para redução do tempo da medida socioeducativa a partir da leitura dos socioeducandos”, destaca a diretora técnica, Lúcia Diniz.
A coordenadora do curso de biblioteconomia, Aldinar Bottentuit destaca que a reunião foi mais uma etapa importante, em que tiveram a oportunidade de conhecer as práticas desenvolvidas nos Centros Socioeducativos. “As equipes estão de parabéns pelo compromisso, amor e dedicação que cada profissional aqui presente tem desenvolvido as suas atividades. Não temos ainda a idéia de remição pela leitura, porém as atividades caminham nesse sentido, de pensar nesse projeto, da importância da leitura, para a remição desses adolescentes e abrir oportunidades por meio da leitura. Foram pensadas ações muito interessantes e importantes com a presença dos alunos de biblioteconomia”, afirma.
O aluno de biblioteconomia, Lucas Nogueira agradeceu a oportunidade de está presente na reunião e falou da importância das ações que são desenvolvidas nos Centros Socioeducativos da Funac. “Os projetos são fantásticos com resultados para a comunidade em si e no processo de ressocialização dos adolescentes. Nós já desenvolvemos alguns trabalhos dentro e fora da Universidade referentes às atividades de leituras e poesias. Teremos muito a contribuir com o Projeto”, pontua.
De acordo com Lígia Santos, pedagoga do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, a reunião foi um momento de concretização de novas oportunidades aos educandos por meio da leitura. “É fundamental essa parceria da Funac, UFMA e MP para fazer essa conexão de criar várias oportunidades trazendo projetos de leitura e atividades que vão impulsionar ainda mais as Unidades a incentivarem a leitura, entre outras ações. É fundamental para que continuemos nessa caminhada e assim fazermos novos leitores, escritores e assim por diante”, comenta Ligia Santos.
A coordenadora técnica do Centro Socioeducativo Florescer, Raimunda Ferraz, comenta que as Unidades tem desenvolvido diversas experiências em seus espaços que tem contribuído para o acesso a leitura. “As atividades têm estimulado muito o processo de leitura e crescimento dos socioeducandos. Além de colaborar com o projeto de vida dos (as) socioeducandos (as). No Florescer tivemos adolescentes que já fizeram leituras de mais de 40 livros durante o cumprimento de medida socioeducativa de 1 ano e meio, o projeto vai contribuir com o crescimento do projeto intelectual dos adolescentes e jovens”, enfatiza.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI