16/10/2019 5:10 pm

Funac abre participação na Feira do Livro com palestra sobre Alimentação Saudável

A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), órgão vinculado a Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), abriu sua participação na 13º Feira do Livro de São Luís (FELIS) com a palestra ‘Como reaproveitar alimentos e ter uma maior qualidade de vida’, ministrada pela servidora Ludmilla Magalhães e equipe da Nutricare, empresa do ramo de assessoria e consultoria nutricional.

A atividade foi realizada na 13º FELIS, no Espaço Jovem, no Dia das Crianças (12) e Dia Mundial da Alimentação (16) e contou com um público diferenciado. Na ocasião, os pais levaram seus filhos para saber da importância de ter uma boa alimentação. De forma descontraída as crianças interagiram com as palestrantes e contaram quais os lanches preferidos em casa e na escola.

Para a nutricionista, Milena Araújo, participar do Espaço Jovem, na 13º FELIS e poder falar de um tema tão relevante para a sociedade, além de oportunizar ao público presente, em especial as crianças a importância de ter uma alimentação saudável foi muito gratificante.

“Gostei muito da interação das crianças que deram sua contribuição na palestra e falaram o que gostam de comer, quais as frutas preferidas. Nós conseguimos passar nosso conteúdo para eles e também deixar a mensagem para os pais, do que levar na lancheira da criança e o que podem substituir.  O lanche saudável é muito mais prático e mais divertido se conseguir fazer com carinho. Ressaltamos ainda que as crianças precisam ter uma boa alimentação pois estão em fase de crescimento e precisam de mais vitaminas com o intuito de fortalecer o sistema imunológico”, explica Milena Araújo.

Bolo de casca de laranja, geleia da casca do abacaxi, farofa da casca  da banana e talos de verduras, brigadeiro e doce feito da casca da banana foram alguns dos alimentos levados para degustação. Carlos Daniel de 4 anos disse que gostou muito do doce feito de casca de banana. Já Davi Salomão Filho de dois anos e 10  meses, do brigadeiro.

O reaproveitamento de alimentos ainda é uma novidade para muitos e os alimentos que eram desperdiçados podem ser utilizados para o preparo de receitas variadas. A jovem Julianne de Jesus participou pela primeira vez de uma degustação de comidas feitas com o reaproveitamento de alimentos. “Estou impressionada com o sabor dos alimentos não vi diferença no gosto e é uma ótima forma de se alimentar melhor”, destaca.

A nutricionista e palestrante, Ludmilla Magalhães  explica que durante a atividade os participantes aprenderam como reaproveitar os alimentos que muitas vezes é jogado no lixo, como cascas de frutas, talos de folhas, entre outros mantimentos. “Atualmente muitas crianças tem uma alimentação inadequada e as pessoas presentes estão gostando de aprender coisas novas, a alimentação alternativa é de fácil preparo, além de ter alto valor nutritivo”, comenta Ludmilla.

Carlos Tony, que prestigiou a atividade disse que a palestra alertou pais e crianças sobre a importância da alimentação saudável e os riscos causados com a má alimentação.  “Quero parabenizar as profissionais pela forma que conduziram a atividade, tirando dúvidas sobre a temática e também envolvendo o público presente, principalmente as crianças, que são bombardeadas com diversas propagandas de comidas industrializadas. A diabetes e obesidade são doenças que vem afetando muitos brasileiros por conta da má alimentação. Estou surpreso com a variedade de cardápios que podem ser feitos com o reaproveitamento de alimentos”, pontua.

Milena Azevedo, que integra a equipe da Nutricare avalia que a palestra teve uma grande aceitação do público na 13º Feira do Livro e que o objetivo da atividade foi alcançado. “ Foram dois dias muito produtivos, a proposta era desmistificar o preconceito em relação aos alimentos, tendo em vista que o tema ainda é pouco divulgado e mostrar que é possível se alimentar de forma correta balanceando tudo que as frutas e verduras podem proporcionar”, afirma.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI