A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), tem apostado no processo sociopedagógico para a ressocialização dos adolescentes e investido em ações que desenvolvam o potencial do adolescente para a construção de uma nova história de vida. O trabalho desenvolvido pela Fundação foi apresentado na 13º Feira do Livro (FELIS), evento literário realizado em São Luís, que encerrou no dia 20 deste mês.
Um escritor de 20 anos, cheio de sonhos e esperança lançou seu primeiro livro na 13º FELIS. Trata-se de um jovem que cumpre medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida. O resultado é fruto do trabalho de toda a equipe que realiza acompanhamento sistemático dos socioeducandos.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, explicou que a leitura e a produção de textos são um dos focos do trabalho junto aos socioeducandos. “Sempre realizamos atividades para promover a leitura e a escrita nos Centros Socioeducativos, essa prática estimula os adolescentes a expressarem sua concepção de vida, de sociedade e de mundo, possibilitando o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania”, afirma. O livro se desenvolve por meio de palavras de esperanças e perseverança. A escolha do nome do livro ‘Mariposas e Cadeados’ refere-se as suas companhias noturnas. No livro ele retrata um pouco do que é conviver em um Centro Socioeducativo, as lembranças da infância e a saudade da família.
O jovem foi motivado a escrever pelo socioeducador Thiago Di Boqui, que também é editor da Tukun Edições. Através da sensibilidade do profissional que se interessou pela sua história, eles amadureceram a ideia de escrever o livro. “Eu conversei com o Thiago e continuei escrevendo para que fosse concretizado o sonho de eu lançar um livro. Sou grato a todas as pessoas boas ao meu redor. É necessário valorizar sempre aqueles que acreditaram em nós”, conta.
Para o educador social e editor do livro, Thiago Di Boqui, ter a chance de escutar e ler as palavras do socioeducando foi uma oportunidade única. “Que esse livro possa ajudar outras pessoas e que possamos resplandecer o amor por onde formos corrigindo nossos erros através da reflexão, dos exemplos e experiências”, destaca Thiago.
O socioeducando diz que está muito feliz em participar do lançamento. “É a primeira vez que participo do lançamento de um livro e agradeço a oportunidade de poder prestigiar o meu colega que muito nos inspira. O autor deixa uma mensagem marcante no livro que serve para todos, que é preciso ter fé e ser forte”, diz.
De acordo com a secretaria adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lissandra Leite, foi uma tarde rica em que um jovem através de sua vivência em um espaço de medidas socioeducativas conseguiu despertar suas potencialidades e traçar o seu projeto de vida. “Foi uma tarde muito bonita e expressar isso na literatura, no livro, demonstra que esse tipo de ação de acompanhamento que é feito dentro de uma Unidade de internação que pra quem olha de fora parece sempre uma coisa muito rude, muito difícil. Ele pode sim e é muito importante para que os adolescentes superem esse momento breve que deve ter sido o envolvimento deles com o ato infracional e possam voltar a sociedade de uma forma produtiva para si e para todos nós”, destaca.
O juiz da 2º Vara da Infância e Juventude, José dos Santos Costa pontua que foi um momento grandioso e emocionante com o lançamento e as atividades da Funac que ocorreram no Espaço da Juventude na 13º Feira do Livro. “Demonstra que o adolescente que se envolve em ato infracional e cumpre medida, que passou pela sua privação de liberdade ele consegue com o apoio, com esforço e aproximação da família se constituir um novo cidadão que vai ser exemplo para vida. Que todos nós podemos errar e podemos também dar a volta por cima buscando o sentido pra vida. Então esse momento foi realmente transformador, enaltecedor para a Unidade que ele se encontra, para esse adolescente e sua família, para a socioeducação aqui no Estado do Maranhão”, parabeniza.
Presentes no lançamento além da gestão da Funac, representantes da área da infância e adolescência, visitantes da Feira, sistema de justiça e familiares.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI