Ressignificar a vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foi a proposta da reunião realizada entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Ministério Público (MP), por meio da 43º Promotoria da Infância e Juventude para a execução das ações que serão desenvolvidas nos Centros Socioeducativos da Funac, por meio do Projeto Voz e Poesia.
O projeto terá um formato que contempla o envolvimento de diversos cursos, como Artes, Comunicação, Educação Física, Teatro e Música. A parceria será formalizada por meio do termo de cooperação técnica entre Universidade e Funac. “Ter nos espaços dos Centros Socioeducativos essa contribuição dos cursos da Universidade amplia o universo cultural dos adolescentes, dá referência positiva de vida que eles precisam, ao mesmo tempo em que percebem outras formas de vivência e convivência na sociedade, diferentemente daquelas em que estavam envolvidos, além de propiciar que compreendam que a Universidade é um espaço aberto para o cidadão, e que todas as pessoas têm o direito a uma educação universitária”, afirma a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
A reitora da UFMA, Nair Portela, fala da emoção de receber a presidente da Funac e equipe, pois é um trabalho que considera gigantesco em favor da melhoria de muitos adolescentes que precisam do apoio institucional com iniciativas que contribuam com o projeto de vida dos socioeducandos e se coloca à disposição para contribuir com as atividades do seu Departamento Acadêmico, dos seus cursos, professores, técnicos e alunos para desenvolverem o projeto.
“A princípio, voz e poesia, mas à medida em que vamos conversando percebemos que existe grandes possibilidades de envolver outras ações do Departamento de Artes, de Letras, de Comunicação, Educação Física, Música e de Biblioteconomia que já está coordenando o projeto. E firmar a parceria por um termo de cooperação técnica permitirá uma integração maior entre a UFMA e a Funac. Estamos dispostos a contribuir e vimos que os professores ficaram muito animados em levar as ações nas várias áreas e só temos a somar. Queremos parabenizar a Funac por buscar esta parceria com a Universidade, que tem uma importante função social junto ao público atendido pela Fundação”, enfatiza a reitora Nair Portela.
De acordo com a titular da 43º Promotoria da Infância e Juventude, promotora de Justiça, Fernanda Helena, a UFMA é um campo promissor em todos os aspectos e com a Funac e o MP dando suporte, serão fortalecidas as ações nas Unidades. “Que possamos envolver todos os adolescentes, despertar novos interesses e dar expectativas de vida, que vão além do que a lei atualmente contempla”, destaca a promotora.
Para Carlos Alves, chefe do Departamento de Comunicação Social, a reunião foi muito proveitosa. “Saímos com encaminhamentos práticos para atuação mais efetiva da Universidade junto às Unidades de atendimento da Funac. É uma grande oportunidade de parceria que deve funcionar com outras instituições públicas, sobretudo a UFMA, que tem um papel importante na educação e, também, na extensão. É uma oportunidade de fortalecimento das ações de extensão e de aproximar a Universidade da sociedade”, pontua.
Lúcia Diniz, diretora Técnica da Funac, avalia positivamente o Projeto Voz e Poesia, que ganhou nova dimensão. “Inicialmente era com o curso de Letras e Biblioteconomia, agora temos a adesão de vários cursos, da Música, do Teatro, da Educação Física, Comunicação. Teremos várias ações e vários projetos. Nesse contexto, instituímos, também, o Grupo de Trabalho com a Universidade e a próxima reunião será no dia 13 de novembro, às 9h, na UFMA”, explica.
A pró-reitora, Dorlene Aquino, ressalta que a reunião foi muito produtiva. “Colheremos bons frutos e a UFMA vai contribuir de maneira muito significativa com a Funac. Todos os cursos envolvidos no Projeto vão ofertar atividades, cursos, oficinas para ajudar na ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na Fundação”, enfatiza.
“A parceria que está sendo construída com a UFMA vem contribuir com a Funac, sobretudo com o projeto de vida dos adolescentes. Conseguiremos envolver quatro grandes áreas que são essenciais para o processo de ressignificação da vida: a literatura, a leitura, a arte e o esporte”, pondera o conselheiro estadual, Jonathan Soares.
Natal com Leitura
Será realizado pelo Departamento de Biblioteconomia da UFMA, por meio da disciplina leitores e formação de leitores, ministrada pela professora Leoneide Brito. O projeto Natal com Leitura — que é uma ação de extensão — já é realizado pelo curso de Biblioteconomia há 10 anos, mas esta é a primeira vez que será voltado para adolescentes em cumprimentos de medidas socioeducativas da Funac.
As atividades ocorrerão de 18 a 20 de dezembro deste ano, nos Centros Socioeducativos de Internação do Vinhais e São José de Ribamar e, também, no Centro Socioeducativo Florescer, que atende adolescentes do sexo feminino.
Para a coordenadora do curso de Biblioteconomia, Aldinar Bottentuit, foi importante a equipe da Funac ter tido a oportunidade de conhecer a disciplina leitores e formações de leitores e as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão. “Que possamos construir o projeto em sintonia com as demandas dos adolescentes da Funac. Acredito que a UFMA por meio do curso de Biblioteconomia pode sim contribuir com a formação de novos leitores e ajudar a mudar a sua realidade. Acreditamos no projeto, que é uma iniciativa do projeto Natal com Leitura, mas faz parte do Projeto Voz e Poesia. Eu vejo com muito entusiasmo todo esse trabalho e só temos a construir uma nova realidade de leitores”, diz.
A aluna Jaciara Miranda, que participará das ações desenvolvidas nos Centros Socioeducativos, comenta que será uma nova experiência no projeto de extensão. “Eu acho muito criativo levarmos as ações do projeto para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pois é uma perspectiva que não temos no curso e até então nunca haviam sido desenvolvidas atividades com esse público. É preciso desmistificar que biblioteconomia é só biblioteca, escolas. É uma oportunidade de troca de conhecimentos entre todos os envolvidos, alunos de graduação e adolescentes”, destaca Jaciara Miranda.
A professora Leoneide Brito fala com entusiasmo da parceria. “Eu vejo com um olhar otimista e é uma grande parceria que a UFMA por meio do curso de Biblioteconomia vai realizar com a Funac, e eu acredito que vamos desenvolver um trabalho não só para realizar um evento momentâneo, mas sistemático, que visa a formação de leitores, oportunizando a esses adolescentes o acesso à literatura e informação, podendo, assim, realmente ressocializar. Eu vejo a leitura como uma oportunidade de ver o mundo com olhar crítico e otimista”.
Norma Solange, assistente social da diretoria técnica da Funac, destaca que a reunião foi exitosa. “Foi um momento em que técnicos da Funac, professores e alunos da UFMA fizeram uma reflexão sobre a importância da leitura para os adolescentes privados de liberdade”, frisou.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI