A Fundação da Criança e do Adolescente realizou o Encontro “Construindo ações de esporte, cultura e lazer na socioeducação”, para discutir a incompletude institucional e garantir a promoção de atividades para os socioeducandos na área. O evento foi realizado, na quarta-feira (30), na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
O encontro reuniu representantes das Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), de Educação (Seduc), de Cultura e Turismo (Sectur) e Ufma. O objetivo do encontro foi fomentar a participação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em práticas culturais, esportivas e artísticas que vão contribuir para inclusão social e construção da cidadania. A apresentação cultural foi realizada pelos socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida, que integram a banda Sonho de Liberdade.
Para destacar as experiências exitosas, o evento contou com a palestra sobre o eixo do Sinase: Esporte, Cultura e Lazer e sua implementação, com o consultor Wellington Júnior, assessor de Esporte e Lazer na Superintendência Estadual do Atendimento Socioeducativo do Ceará, que apresentou as ações desenvolvidas . Na ocasião falou, também, dos projetos implementados e da manutenção e melhoria dos programas existentes na área. “Foi um evento muito positivo. Na construção das políticas públicas de esporte é preciso levar em consideração os costumes e a realidade local. No Maranhão é possível desenvolver um excelente trabalho, há muitas possibilidades para construir isso”, comenta.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressaltou que o diálogo com as demais pastas é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes e o fortalecimento da intersetorialidade na socioeducação. “É muito importante ouvir os representantes de cada segmento e discutir, em conjunto, os melhores caminhos a seguir envolvendo as secretarias, técnicos, pois mostra incentivo ao debate para traçarmos um planejamento de ações e garantirmos os direitos dos socioeducandos conforme previsto no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”, afirmou.
“Queremos uma ação sistematizada e que os adolescentes participem das atividades. Nós esperamos que os socioeducandos tenham a oportunidade de participar de várias atividades envolvendo o esporte, cultura e lazer. É o compromisso e responsabilidade de todos nós. É uma política de Estado e, portanto, para a gente dar certo, também dependemos das demais políticas. Que façamos a diferença na vida dos adolescentes”, complementa a presidente.
Para Ludmilla Morais, assessora da Secretaria de Estado de Educação, o evento foi muito proveitoso e possibilitou aos presentes fazerem uma reflexão sobre a intersetorialidade com a Funac e as Secretarias de Cultura e Turismo e de Esporte e Lazer. “Vamos refletir sobre as ações que serão desenvolvidas junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas”, frisa.
“Como sempre os encontros só vem agregar muitos conhecimentos entre todos da socioeducação e serviu para alinharmos com as atividades dos planejamentos do que já fazemos em relação a cultura, esporte e lazer”, compartilha Cybelle Cavalcante, coordenadora técnica do Centro Socioeducativo da Região Tocantina.
De acordo com a diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz, é preciso reconhecer que a amplitude do sistema socioeducativo depende da atuação das diferentes áreas das políticas públicas. “Os demais órgãos foram sensibilizados e conheceram a socioeducação e fizeram a adesão da implementação de ações nas Unidades, se co-responsabilizando com a Funac que é o órgão executor do atendimento socioeducativo”, ressalta.
“O encontro foi de grande valia para o esporte, para a capoeira, das atividades socioeducativas, teve várias mentes em prol de melhorar as ações”, declara o instrutor de capoeira, José Maria de Morais.
“O Encontro possibilitou a construção de propostas para os Centros Socioeducativos, de reconhecer a incompletude institucional e a importância da interdisciplinaridade das políticas para garantir o atendimento qualificado aos adolescentes das Unidades”, destacou Jhonatan Soares, conselheiro estadual de Crianças e Adolescentes pela Secretaria de Estado de Educação.
Eunice Fernandes, coordenadora Regional dos Programas Socioeducativos disse que serão definidas diretrizes de atuação e reformulação das ações ligadas às políticas públicas no setor. Ela apresentou os projetos desenvolvidos pela Fundação nos Centros Socioeducativos e falou, ainda, sobre objetivos, metas e resultados esperados pela Funac.
“As propostas que foram discutidos nos eixos esporte, cultura e lazer servirão para implementar o que já fazemos nas Unidades e aguardar os projetos que serão executados através da parceria”, pontua Layza Lima.
A coordenadora técnica do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais, ressaltou a oportunidade de participar do encontro. “Foi uma experiência enriquecedora participar desse encontro da socieducação, onde foi possível contemplar uma conjuntura de ações e projetos nas áreas do esporte, cultura e lazer que contribuem para a formação e ressignificação de valores dos adolescentes”, disse.
Como encaminhamento foi instituído a Comissão Intersetorial de Cultura para o planejamento de ações nos Centros Socioeducativos.
Fotos: Yago Marinho

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI