28/11/2019 2:37 pm

Adolescentes da Funac são destaque no Concurso de Redação da DPU e conquistam premiações

DSC_9169

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) comemora mais um bom resultado no 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Desta vez, três socioeducandos dos Centros Socioeducativos de Internação do Vinhais e Florescer conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar na categoria para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e a servidora Lígia Santos com o 1º lugar na categoria de servidores do sistema socioeducativo, com redações sobre o tema “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

“Foi a primeira vez que eu participo de um concurso de redação, conquistar o primeiro lugar foi gratificante e um orgulho para mim”, comemora a adolescente do Florescer, que alcançou a nota de 98,64. Sobre o tema da redação, ela acrescenta que “a degradação do meio ambiente pode ser impedida com o apoio da justiça e todos devem ser conscientes do impacto das suas ações”.

Para o socioeducando da Internação do Vinhais, classificado em segundo lugar, o êxito foi um importante passo em sua vida. “Dedico essa vitória a minha família, minha mãe e meu filho, é um incentivo para que eu possa ir mais longe, acreditando no meu potencial e vou doar o melhor de mim para fazer valer o meu projeto de vida”, contou feliz.

“A educação é um dos caminhos que esses adolescentes têm para transformar sua história. Estamos felizes com o destaque dos socioeducandos no concurso. São adolescentes com potencialidades, capazes de expressar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e com a consciência de que podem agir para mudar suas realidades. Parabenizo os adolescentes, as equipes dos Centros Socioeducativos do Florescer e Vinhais e os professores das escolas de referência pela brilhante participação no concurso”, comemorou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

A diretora do Centro Socioeducativo Florescer, Miriam Machado frisou a empolgação das adolescentes em participar do concurso. “Este ano elas estavam muito motivadas e o desejo de ganhar era evidente em cada uma. Incentivamos os debates sobre os temas propostos, proporcionando a leitura e o conhecimento, envolvemos todas em ações relacionadas, e o resultado foi mais um diferencial para o Centro. Agora somos tricampeões no concurso!”, celebrou.

“Essa conquista só foi possível com o envolvimento da comunidade socioeducativa para que os adolescentes pudessem ter um resultado tão significativo. Sensibilizamos e passamos a discutir o tema de forma interdisciplinar, tanto que além do concurso, estamos realizando outros projetos com foco na leitura e no meio ambiente”, frisou a diretora do Vinhais, Josenilde Sales.

Preparação

DSC_9201 (2)

Desde outubro, os professores e as equipes técnicas dos Centros focaram em vários momentos de treino e orientações para os adolescentes, além das aulas, assim como o incentivo em participar, para que eles pudessem demonstrar suas potencialidades no concurso. O resultado, divulgado neste mês, foi a coroação de todo o trabalho desenvolvido.

“Realizamos a leitura de coletânea de textos sobre a temática, trocamos ideias e argumentos, debatemos em sala de aula, para então produzir os textos. Fizemos várias produções até chegarmos no texto final”, contou a professora de língua portuguesa da Escola Desembargador Emésio Dário de Araújo, Maria da Paixão Santos Correa, que leciona na unidade do Florescer e orientou a adolescente que conquistou o primeiro lugar.

O professor Manoel Carlos da Silva, da Escola Professor José do Nascimento de Moraes e que leciona na unidade do Vinhais, destaca a importância do tema e dos cuidados com a escrita. “Os adolescentes tiveram orientações gramaticais e de produção textual, a fim de que desenvolvessem o trabalho de maneira satisfatória. Quanto ao tema foi muito significativa a escolha, pois aguçou a consciência que todos devem ter em relação à preservação do meio ambiente. E o resultado elevou a autoestima deles”, ressaltou.

“Procuramos mostrar para os adolescentes que era possível produzir conteúdo e conquistar um prêmio. Essa classificação significa dizer que estamos no caminho certo, porque a educação é a única moeda que não perde o seu valor. Estamos de parabéns!”, pontou a pedagoga Lígia Santos, uma das principais mobilizadoras na unidade do Vinhais.

Servidora Destaque

DSC_9176 (2)E de tanto incentivar, a pedagoga Lígia se sentiu motivada e decidiu se inscrever também no concurso de redação. Ela conquistou o primeiro lugar na categoria de servidor do atendimento socioeducativo, e pela primeira vez a Funac tem uma servidora premiada.

“Acreditei no meu potencial e produzi meu texto, assim como tanto incentivei os adolescentes. Foi uma oportunidade para conscientizar sobre a importância do meio ambiente na vida de todos, por meio da educação e agregar valor à nossa realidade. Estou feliz com o resultado dos adolescentes e com o meu também”, comemorou.

Comemoração

“Fiquei maravilhada com o resultado. A aluna tem muito potencial e soube colocar na redação tudo que debatemos sobre o tema. Essa conquista representa uma valorização da autoestima dela e mostra o quanto é capaz e pode vencer”, parabeniza a professora Maria da Paixão. “Para mim, enquanto orientadora, este primeiro lugar representa uma conquista também, pois é o primeiro concurso de redação da DPU que participo e começamos com êxito”, celebrou.

“O trabalho foi bem interessante durante esse concurso. Os adolescentes se empenharam muito e essa conquista foi merecida, atuamos de forma coadjuvante para que eles pudessem brilhar”, frisou o professor Paulo Eduardo Filgueira, também da unidade do Vinhais.

E o incentivo contou muito nesta vitória. “Recebi o apoio dos professores e de toda a equipe da unidade. Eu me dediquei ao concurso, prestei atenção nas dicas e orientações, fiz vários esboços da redação até quando consegui escrever um texto bom a ponto de ser premiado”, disse o socioeducando do Vinhais, que alcançou a nota de 81,45.

“Foi uma premiação inédita para nossa escola e estamos comemorando muito. Este resultado é também um incentivo para que mais investimentos na Educação sejam realizados e tenhamos mais conquistas”, falou o diretor da Escola Nascimento de Morais, professor Francisco Pimentel.

Os vencedores do concurso serão premiados com tablets e câmeras digitais, além de medalhas de reconhecimento.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI