Em clima natalino, os Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizaram momentos celebrativos com a presença das famílias e participação da comunidade socioeducativa, no período de 14 a 21 de dezembro, nas unidades dos municípios de Imperatriz, Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar e Timon.
O fortalecimento dos vínculos familiares é o objetivo central destas celebrações, além de promover reflexões sobre o projeto de vida, integrar os servidores com socioeducandos e fortalecer o protagonismo dos adolescentes.
Para isso, as equipes técnicas realizaram diversas atividades de preparação ao longo do mês, desde círculo de diálogos, oficinas de artesanato para confecção de lembranças e cartões de natal, produção de dramatizações, jograis e corais sobre o auto de natal, até a ambientação dos espaços. Em paralelo, a gestão da Funac realizou o investimento na aquisição de passagem para que os familiares participassem das festividades e fosse garantida a convivência familiar. Tudo isso para promover um natal humanizado.
A família tem um papel fundamental no processo socioeducativo dos adolescentes. “Os socioeducandos precisam se sentir acolhidos no núcleo familiar, saber que tem uma referência, principalmente nesta época, em que desejam estar mais próximos dos seus. As festas de natal são, portanto, mais uma oportunidade para fortalecer vínculos, ação esta que já faz parte da dinâmica das unidades, e a nossa equipe acompanha de perto para também prestigiar os adolescentes”, frisou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
Com uma programação variada, os Centros da Funac celebraram o natal com cultos ecumênicos e participação as instituições que prestam assistência religiosa, ceias natalinas, apresentações culturais e música ao vivo, distribuição de cestas básicas, panetones e brindes. Tudo produzido com a participação dos adolescentes para as suas famílias.
“Fiquei muito feliz em passar esse momento com meu filho. A festa foi linda, vi meu filho tocar no coral e só tenho a agradecer pelo cuidado com ele”, disse o pai do socioeducando da unidade Sítio Nova Vida, que mora em Formosa da Serra Negra, distante 481 km da capital, que teve a passagem custeada pela Funac.
Para o adolescente, valeu a pena o esforço. “Agradeço por ter meu pai comigo nesse momento, mesmo com toda a distância. Agora eu tenho o apoio dele, fiquei feliz em curtir a celebração com ele e espero que o próximo natal seja com toda a minha família”, contou.
“Esse é um momento em que temos que estar unidos, acredito que a minha presença fortalece o meu filho, para que ele compreenda este momento que está vivendo e depois possa seguir adiante. Gostei muito da participação dele na festa”, falou outra mãe de socioeducando, que veio de Cururupu para estar com o filho na unidade de São José de Ribamar.
“As nossas festividades dão luz ao protagonismo dos adolescentes, que mostram seus talentos de diversas formas, mas também focamos nas famílias, a partir da afetividade, da afirmação de que elas são importantes na vida dos socioeducandos. Este ano tivemos uma participação significativa dos familiares e isso também nos fortalece no processo socioeducativo destes jovens”, completou a coordenadora dos Programas Socioeducativos, Jucimeire Rabelo.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI