16/01/2020 11:57 am

Socioeducandos da Funac participam de Curso de Inglês em Timon

DSC_0874Por meio do projeto pioneiro “Língua Inglesa: uma ferramenta ressocializadora, reintegradora e oportunizadora”, cinco socioeducandos estão descobrindo a língua inglesa, com muita curiosidade e atenção. O projeto é uma iniciativa da equipe do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), e está sendo desenvolvido desde o início deste mês.

Ainda que as palavras e pronúncias sejam estranhas no início, os adolescentes estão aprendendo pela primeira vez um novo idioma. “Antes eu nem imaginava que podia aprender inglês ou que existiam essas palavras diferentes. Hoje, eu vejo que eu posso ir mais longe na minha vida”, contou alegre um dos adolescentes participantes.

Considerado um dos idiomas mais falados do mundo e diferencial para o ingresso no mercado de trabalho, o objetivo da iniciativa é promover o ensino da língua inglesa aliado ao processo de escolarização e formação profissional. Para serem inseridos no curso, os adolescentes passaram por entrevistas para identificar o interesse e o desenvolvimento escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do domínio do sistema escrito da língua portuguesa.

“A ideia é que os socioeducandos tenham a oportunidade de fazer cursos diferentes, além dos profissionalizantes que já realizamos. No projeto, eles praticam o diálogo em inglês desde o início, pois aprender um novo idioma abre novos horizontes e perspectivas profissionais. Outro ponto importante é que o curso fomenta também o desempenho deles nas disciplinas do ciclo escolar”, frisou o auxiliar pedagógico da Funac e instrutor do curso, Igor Castro.

DSC_0896Com uma abordagem comunicativa e focada na imersão dos adolescentes na cultura do inglês, as aulas do curso são realizadas uma vez por semana, com duração média de três horas. O projeto tem a previsão de ser realizado ao longo de quatro módulos, com duração média de 3,5 meses. E mais, os alunos tem a sua disposição material pedagógico para complementar o aprendizado.

“Eu só conhecia o inglês que aprendi na escola e muito pouco. Do jeito que o instrutor ensina, eu estou aprendendo, já estou entendendo um pouco o que ele fala, e quero continuar a saber mais”, afirmou outro socioeducando.

A esperança de conseguir um emprego é a motivação de outro adolescente para aprender o idioma. “Para mim, este curso tem sido um aprendizado muito importante, além de estudar e aprender uma profissão aqui na unidade, estou aprendendo inglês. É mais uma oportunidade para meu futuro e de conquistar um trabalho”, disse.

De acordo com a coordenadora técnica da unidade, Layza Lima, os adolescentes abraçaram o projeto com muito interesse. “Os adolescentes estão entusiasmados com a possibilidade de aprender um novo idioma. Agregar o ensino do inglês motivou os socioeducandos a participar das atividades, fortaleceu o interesse nas atividades escolares e reforçou o seu compromisso com a medida socioeducativa”, comentou.

“Toda iniciativa que for de inclusão, ampliação do universo formativo e sociocultural é válida para o processo socioeducativo dos adolescentes. Quanto mais diversificada for as nossas atividades, melhor para os socioeducandos que tem subsídios para o seu pleno desenvolvimento. Parabenizo a unidade pela iniciativa e vamos investir ainda mais na ação”, comemorou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

Ação intersetorial

Instrutor Igor Castro leciona as aulas
de inglês para os adolescentes
(Foto: Priscilla Swaze)

A Secretaria Municipal de Educação de Timon está apoiando o projeto. Para o início das atividades, a Secretaria realizou a cessão de mobiliários como 16 cadeiras, 2 estantes, armários e quadro branco, voltado para a execução das rotinas pedagógicas.

“Acreditamos que essa é uma parceria muito importante para a execução do atendimento socioeducativo no município de Timon, pois estes jovens precisam ser ressocializados para poderem retornar ao convívio social. Para nós é uma satisfação contribuir para o fortalecimento das ações da Funac”, afirmou a secretária de Educação, Dinair Veloso.

O diretor da unidade, Diogo Sousa, explica que a semiliberdade é uma medida socioeducativa complexa que requer a união de esforços dos mais diversos setores e órgãos para o objetivo principal seja alcançado. “Com a Secretaria de Educação Municipal de Timon, temos o apoio para execução de projetos da rotina pedagógica, favorecendo as atividades educativas com os socioeducandos”, frisou.

Além dos socioeducandos, os servidores da unidade e egressos da Funac poderão adquirir novos conhecimentos na língua inglesa, por meio do projeto. Para os servidores, as aulas terão início nesta sexta-feira (17). Mesmo os participantes da turma inicial, que finalizarem a medida socioeducativa, poderão dar continuidade às atividades do curso. Quanto aos egressos, uma proposta adequada está em desenvolvimento pela equipe da unidade.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI