No Centro Socioeducativo de Internação Semear, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Imperatriz, os socioeducandos participaram, nesta semana, de rodas de conversa sobre escolarização, formação profissional e mercado de trabalho.
A ação é um dos preparativos para o próximo ciclo de escolarização e profissionalização, que será iniciado até o final de fevereiro. O objetivo foi chamar a atenção dos socioeducandos para a importância da educação formal e cursos profissionalizantes, enquanto metas do Plano de Atendimento Individual (PIA), foco do projeto político-pedagógico da Funac, conforme as diretrizes nacionais da Socioeducação.
Nos diálogos, foram pontuados quais as perspectivas que o adolescente tem a partir do seu desenvolvimento nos eixos de escolarização e cursos profissionalizantes, pactuados no PIA. Na unidade do Semear, os socioeducandos já participaram de cursos como Manutenção de Celulares, Mecânica de Motos e Pintura Predial, cursos que possibilitam investir na montagem do próprio negócio ou dar continuidade aos estudos, por exemplo.
“Eu percebi que já tenho muitas possibilidades com o conhecimento que eu já tenho, e posso continuar investindo e aprendendo mais para seguir minha vida lá fora, no caminho certo. Nos próximos cursos que eu fizer, vou me dedicar ainda mais”, afirmou um dos socioeducandos.
A coordenadora técnica da unidade, Cybelle Cavalcante, explica que a atividade buscou também identificar os habilidades e aptidões dos adolescentes que cumprem medida socieoducativa no Semear para a inserção em novos cursos profissionalizantes.
“Os socioeducandos estão animados para iniciar mais uma etapa de profissionalização, pois identificaram as chances que eles têm de transformar suas vidas através da perspectiva do trabalho. Destaco também a importância desta ação intersetorial entre Funac e IEMA, como uma contribuição efetiva na vida do adolescente, proporcionando capacitação e certificação para o mercado de trabalho”, acrescentou Cybelle.
“Os eixos da escolarização e profissionalização são aspectos fundamentais do Atendimento Socioeducativo, que vão permitir aos adolescentes ressignificar seu projeto de vida, focar em sua preparação para o mercado de trabalho e ter novos objetivos para o seu retorno à família e sociedade”, ressaltou a coordenadora regional dos Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI