
A leitura é um dos hábitos que agrega uma série de benefícios para a vida. Ela estimula a criatividade, desenvolve a memória, expande o vocabulário, reduz o estresse. E, além disso, no âmbito do atendimento socioeducativo é uma das estratégias utilizadas para que os socioeducandos enxerguem o mundo de uma maneira diferente e possam ressignificar suas vidas.
*Pedro é um dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Semear, unidade da Fundação da Criança (Funac), em Imperatriz. Ele conta que começou a ler depois que ingressou no atendimento da Funac e, agora, acredita que vai aprimorar esse hábito no “Espaço Semeando a Leitura”.
Com muitos livros, mesa, cadeiras e sofá, o Espaço Semeando a Leitura foi inaugurado na última semana, dentro da unidade de internação Semear. A iniciativa visa incentivar os socioeducandos a se envolver no mundo da leitura, tornando o hábito da leitura cada vez mais prazeroso, e melhorar o desenvolvimento na escolarização.
“Ler me ajuda muito nesse processo que estou vivendo, me sinto melhor, fico mais calmo e vejo o outro lado das situações”, diz Pedro. “Hoje eu já gosto de ler sobre mitologia grega, eu consigo me envolver com o que eu estou lendo, visualizar as cenas, os personagens. Agora, eu vou ler muito mais, num espaço aconchegante e adequado”, afirma animado.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia destaca o incentivo à leitura, enquanto ação que amplia o universo sociocultural dos socioeducandos. “A leitura tem papel importante na formação do indivíduo e para os adolescentes vai contribuir na perspectiva de cidadania, na melhora dos seus processos de escolarização, na forma como se comunica com o mundo. Portanto, o espaço vem para complementar todas as ações que o Centro desenvolve, no sentido de ressignificar a vida deles”.
Para a coordenadora dos Programas Socioeducativos Regionalizados, Eunice Fernandes, a concretização do espaço vai incentivar os adolescentes em suas potencialidades e protagonismo, e para a equipe da unidade será a oportunidade de ousar em ações inovadoras.
“O espaço agradável e a diversidade de livros à disposição deles estimula outras habilidades como a escrita, a leitura em voz alta, o diálogo, a criatividade, assim como a realização de iniciativas e projetos focados na escolarização, alfabetização que vão beneficiar também a sua preparação para o mercado de trabalho”, complementa a coordenadora técnica do Semear, Cybelle Cavalcante.
Arrecadação de Livros
Os livros disponíveis no Espaço de Leitura foram doados por meio de campanha de arrecadação realizada em parceria com o Imperial Shopping. A Funac recebeu cerca de 170 livros dentre eles motivacionais, bíblicos, de aventura, histórias em quadrinhos, poesias e outros títulos, que possibilitaram a implantação do espaço de leitura na unidade.
Fátima Souto, coordenadora de Marketing do Shopping Imperial, ressalta a importância da ação e dos projetos desenvolvidos com a Fundação. “A leitura contribui para o crescimento desses adolescentes, que podem ampliar o seu conhecimento de mundo e ter novas perspectivas de vida. E acreditamos nessa parceria com a Funac e no poder de transformação da leitura”, frisa.

“A Campanha de arrecadação aproximou a sociedade da política do atendimento socioeducativo, nos sentimos acolhidos e a população agora pode visualizar a sua contribuição nesse espaço de leitura, que vai possibilitar um melhor desenvolvimento dos socioeducandos”, pontua o diretor da unidade de internação Semear, Rodrigo Barbosa.
Projeto Voz e Poesia
O espaço de leitura já é um ensaio para as ações do projeto Voz e Poesia, que será lançado em março nos Centros Socioeducativos de Imperatriz, por ocasião do Seminário Regional de Socioeducação na Região Tocantina.
O Voz e Poesia tem a parceria com a Universidade Federal do Maranhão e o Ministério Público. “Esse projeto inicia com ações de leitura, mas conta também com atividades na área da cultura, esporte e lazer, que visam o desenvolvimento dos adolescentes no processo de medida socioeducativa”, explica a diretora técnica, Lúcia Diniz.
*Pedro é nome fictício

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI