10/03/2020 6:31 pm

Centros Socioeducativos da Funac celebram Dia da Mulher

As atividades serviram de inspiração para as socioeducandas e servidoras

O mês de março é tempo de reflexões sobre as lutas, direitos conquistados e os desafios que as mulheres vivenciam na sociedade,. Por isso, os Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promovem, neste mês, uma série de ações e atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Das programações, destaque para as atividades do Centro Socioeducativo Florescer, unidade feminina da Funac, que este ano realizou uma semana de atividades com diálogos, palestras, oficinas, rodas de conversas e exibição de documentários.

A presidenta da Funac, Sorimar Sabóia, participou como palestrante no diálogo sobre a “Importância da luta e as conquistas femininas”, com um regaste histórico dos direitos conquistados e da história de vida de mulheres como a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e a ex-presidenta da Funac, Elisângela Cardoso.

“Esta data marca a nossa luta por direitos e ressalta ainda mais a nossa importância na sociedade, nos múltiplos papéis que exercemos. Rememoramos ainda as inúmeras mulheres que contribuíram para que tivéssemos os direitos e as garantias que temos hoje e somos gratas pela luta delas. Sobretudo neste contexto que vivenciamos, é fundamental continuarmos vigilantes, nos posicionarmos em nossa defesa e permanecermos em luta”, destacou a presidenta Sorimar Sabóia.

Ao longo da semana, a unidade Florescer realizou ainda rodas de conversa, com o tema “Inspire-se e Floresça”, com a participação de diretoras de unidades e servidoras falando sobre as suas histórias de vida e as carreiras profissionais. E diálogos com as temáticas “Ser Mulher” e “Mulher, mostra tua beleza!”, sobre a influência dos padrões de beleza da mídia na autoestima da mulher, mediado pela jornalista Érica Gomes.

O diálogo serviu de inspiração para as socioeducandas. “Eu gostei muito de todos os momentos e atividades. Me fez parar pensar melhor na minha vida, enquanto mulher, para me incentivar a continuar batalhando pelos meus objetivos. E quando eu pensar em desistir, eu vou lembrar da história de vida de cada mulher que eu escutei nessa semana, e vou ser forte e dar o meu melhor assim como elas”, disse uma das adolescentes participantes.

Além disso, foi realizado Brechó, exibição de documentário sobre o dia 8 de março e as oficinas de confecção de bijuterias e de salgado, com foco no protagonismo das socioeducandas. “Foram muito interessantes as atividades realizadas esse ano. Trabalhamos com uma metodologia diferente e tivemos resultados muito significativos como a reflexão das adolescentes sobre o que é ser mulher, a importância de celebrar o 8 de março, os debates sobre as histórias e as lutas das mulheres, focando também no protagonismo das socioeducandas”, pontuou Miriam Machado, diretora da unidade.

Homenagens para servidoras

Na sede administrativa da Funac, as servidoras também foram homenageadas. A programação envolveu palestras sobre alimentação saudável com a empresa Nutricare; bate-papo sobre fotografia com dicas para valorizar a autoestima, com a fotografa Paula Rodrigues; e o Show “O Poder  Mágico da Força da Mulher”, com o mágico, Jeif Karaf.

Até o final do mês mais ações serão realizadas nas unidades da Grande Ilha, Imperatriz e Timon, com atividades envolvendo as famílias dos socioeducandos e as comunidades socioeducativas.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI