
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) certificou 42 de seus servidores que atuam nos Centros Socioeducativos nos municípios da Grande Ilha de São Luís e em Timon. Eles participaram do Curso de Intervenção Tática, realizado neste mês. A formação foi promovida em parceria com a Academia de Gestão Penitenciária (Agpen), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), na Academia de Polícia Civil do Maranhão.
Durante o curso, foram abordados conteúdos como o Plano de Segurança Socioeducativo, com a equipe da Funac; e teoria e prática sobre Mediação de Conflitos, Tecnologias Não-Letais e Uso Progressivo da Força, Imobilização Tática, Técnicas de Manejo e Emprego da TONFA, além de Rotinas e Procedimentos Operacionais de Segurança, ministrado pelos instrutores da Agpen.
O curso é parte das iniciativas de qualificação dos servidores para a boa execução do atendimento socioeducativo no Estado. “A partir da capacitação dos servidores, estamos aprimorando os procedimentos, tanto na prevenção quanto intervenção na rotina socioeducativa. É dessa forma que teremos mesma linguagem e atitude institucional para superar os desafios da Socioeducação”, ressaltou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
“As formações possibilitam atualizar conhecimentos técnico e legislacional, as doutrinas e o conteúdo referente à medida socioeducativa; isso promove um melhor trabalho para os servidores nas unidades e a correta intervenção, quando necessária”, falou o diretor geral da Agpen, Fabiano Cavalcante de Oliveira.
Mulheres da Socioeducação

Durante a certificação, Sorimar Sabóia ressaltou a presença das mulheres na área de segurança dos Centros Socioeducativos, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Roberta Guinzani, que atua como supervisora no Centro Socioeducativo de São José de Ribamar, foi uma das participantes. Ela disse que o curso lhe agregou empoderamento. “Ter uma mulher atuando numa área com predominância masculina e com um curso de intervenção tática representa empoderamento e reconhecimento do potencial das mulheres na Socioeducação. Agradeço a Funac por esta iniciativa”, afirmou.
Formação Continuada
Para os servidores, o treinamento foi uma oportunidade ímpar de qualificação profissional, que eles pretendem dar continuidade. Ainda este mês, será realizada mais uma turma do curso de Intervenção Tática.
“Atualizamos nosso conhecimento sobre as técnicas corretas de intervenção, observando a legalidade e no propósito de manter a integridade física dos servidores e adolescentes. O curso foi produtivo, um começo para dar seguimento ao nosso processo de formação e vamos continuar estudando para aprimorar o nosso conhecimento”, afirmou o coordenador de segurança da unidade São Cristóvão, Jolianderson Martins.
“O atendimento socioeducativo demanda conhecimento técnico e formação contínua; por isso, foi muito oportuno o curso e as orientações repassadas, que serão utilizadas em nossa rotina”, acrescentou Nonato Freitas, supervisor da unidade de internação provisória de Timon.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI