A partir de uma oficina pedagógica, socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), debateram sobre questões indígenas, em alusão ao Dia do índio, diversidade étnica e fizeram memória ao descobrimento do Brasil, recordando um importante período histórico, nesta semana.
A atividade dialogou de forma lúdica sobre a luta por direito das comunidades indígenas, a partir de vídeos, abordando a história dos índios e a questão dos territórios. Na oportunidade, foram realizadas dinâmicas e debates também sobre a situação atual dessa população.
O socioeducando destacou a importância da organização da sociedade indígena e da luta desse povo. “Esta data é reflexo da luta dos índios por respeito e demarcação das suas terras”, disse.
“A atividade foi bem produtiva e interativa, os adolescentes conseguiram assimilar a mensagem da oficina pedagógica sobre a questão indígena e o momento que é de reivindicar direitos, porque somos descentes dos indígenas”, reforçou a pedagoga da unidade, Lígia Santos.
De acordo com a coordenadora técnica, Suzana Moraes, as atividades colocam os adolescentes a par de debates e temáticas como a questão indígena e a diversidade étnica, essenciais para que possam entender e dialogar com a sua formação e para conhecimento das suas histórias e raízes.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI