24/04/2020 2:17 pm

Socioeducandos da Funac criam livros na Oficina Eu Autor pelo Dia Mundial do Livro

Produção da oficina pedagógica Eu Autor, da Funac

Com recortes de revistas, desenhos, cores e muita criatividade, socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) criaram os seus próprios livros. As atividades foram realizadas, nesta semana, em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.

A partir da técnica do Fanzine, que utiliza recursos simples como revistas e jornais, papéis e lápis de cores, o Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais deu asas à imaginação dos adolescentes na oficina pedagógica Eu Autor. O objetivo incentivar eles a produzirem seus próprios livros com materiais simples, incentivando ainda mais a leitura e a produção textual. A unidade já desenvolve o projeto Leitura Ativa.

“A leitura é importante para este nosso processo, porque ensina a nos expressarmos melhor, tanto escrevendo quanto lendo e, pela minha imaginação, posso ir para outros lugares, refletir mais sobre minha vida. Fiquei feliz de produzir meu próprio livro”, declarou um socioeducando da unidade, participante da oficina.

Com a iniciativa da equipe técnica e a gestão do Centro Socioeducativo, a oficina foi uma oportunidade para incentivar a criação de histórias, com temas diversificados, fortalecendo, assim, os talentos, habilidades e o protagonismo dos socioeducandos.

A pedagoga do Centro, Lígia Santos, ressaltou que a educação só acontece com o incentivo à leitura, para romper com a prática do ato infracional. “Comemorar essa data é incentivar a leitura no mundo da Socioeducação, pois o livro nos apresenta outras possibilidades e pode mudar vidas, a exemplo do projeto realizado na unidade: Leitura Ativa”, afirmou.

“Cada vez que eu leio um livro, minha imaginação desperta para outros caminhos e eu espero continuar lendo bastante”, disse um socioeducando, também participante da oficina e do Projeto de Leitura.

Para a diretora da unidade Vinhais, Josenilde Sales, a oficina reforçou as atividades de incentivo à leitura. “Refletir sobre a relevância do livro, a partir da própria criação dos socioeducandos, faz jus ao nosso propósito de focar na dinâmica da leitura e da produção textual e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, que vão propiciar novas formas de vivenciar a medida socioeducativa”, acrescentou.

“Hoje, contamos com ações de incentivo à leitura em nossos centros, porque a Educação, por meio da leitura, é um dos eixos do processo socioeducativo. Todas as iniciativas e projetos que destaquem essa área tem o nosso apoio, para ampliar o universo sociocultural dos socioeducandos”, destacou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

Concurso de Produção Textual 

Em Imperatriz, o Centro Socioeducativo de Internação Semear iniciou o I Concurso de Produção Textual “A minha vida”, também em alusão ao Dia do Livro e baseado no filme “Escritores da Liberdade”.

Na quinta-feira (23), os adolescentes conheceram as etapas do concurso, que serão a oficina de como elaborar uma biografia e a culminância para apresentar uma narrativa sobre as vidas e, após análise, a entrega do prêmio.

Os demais Centros Socioeducativos realizarão, ao longo do mês, mais atividades voltadas à leitura e escrita.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI