18/05/2020 8:00 pm

Centros Socioeducativos da Funac realizam ações da Campanha 18 de Maio

O dia 18 de maio marca em todo o país a Campanha Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o slogan “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescente”. É uma ação de mobilização de toda sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Nos Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a campanha está sendo trabalhada com os socioeducandos e servidores para conscientizar sobre a temática. As unidades de atendimento de São Luís, Paço do Lumiar e Imperatriz abriram os trabalhos da campanha, com encontro socioterapêutico, rodas de conversa e confecção de cartazes envolvendo a comunidade socioeducativa, na segunda-feira (18).

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia destaca que trabalhar essa temática nos centros socioeducativos objetiva sensibilizar e informar os socioeducandos sobre a luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

“Crianças e adolescentes têm como direito fundamental o desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. É esse sentimento de cuidado, proteção, defesa e respeito à condição de pessoal em desenvolvimento que trabalhamos com os adolescentes, sob a nossa responsabilidade, para contribuir com sua formação de sujeitos protetores e promotores da vida sem violência”, frisou Sorimar.

Para os socioeducandos do Centro Socioeducativo do Vinhais a atividade foi um importante instrumento de orientação. “Achei interessante porque nos conscientiza e orienta a sociedade, e crianças e adolescentes devem saber como se defender e denunciar pelo Disque 100”, disse um adolescente. “Aprendi sobre a importância desta data, principalmente para crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram algum tipo de abuso”, afirmou outro adolescente.

“Apesar de ser um tema delicado, é fundamental abordar o assunto com a sociedade e sensibilizar a respeito do seu papel no combate a esse tipo de violência e exploração sexual. No contexto da privação de liberdade, a nossa responsabilidade é informar e orientar as socioeducandas, uma vez que todos nós somos responsáveis e temos a nossa parcela de atuação na garantia de direitos de crianças e adolescentes”, frisou a diretora do Centro Socioeducativo Florescer, Miriam Machado. “Foi gratificante a realização da atividade com as adolescentes, pois houve participação ativa delas com vários questionamentos e exemplos para refletirmos sobre o tema”, completou.

O supervisor do Centro Socioeducativo do Vinhais, Raimundo Nonato ressaltou que a violência sexual de crianças e adolescentes ocorre, em sua maioria no âmbito familiar, e por pessoas que têm a função de proteger. “Por isso, é o importante é saber identificar, e se perceber a qualquer sinal, denunciar esse tipo de violência para proteger as nossas crianças e adolescentes”, explicou.

“É o momento de unirmos forças para dizer que somos contra qualquer violência ou abuso sexual de crianças e adolescentes e que não compactuamos com essa violação de direitos, e os socioeducandos precisam compreender o porquê dessas ações, da necessidade de proteção desse direito fundamental para se preservar e ajudar na conscientização dos outros”, acrescentou a pedagoga Lígia Santos.

Mais ações 18 de Maio

As atividades de conscientização sobre o 18 de Maio continuam ao longo do mês. Em Imperatriz, São José de Ribamar e Timon, os Centros Socioeducativos de Internação Provisória da Região dos Cocais e de Internação Semear realizarão a Semana do Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, dentre outras atividades com rodas de conversa, confecção de cartazes ilustrativos, exibição de vídeos sobre o tema.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI