28/05/2020 5:55 pm

Socioeducandos da Funac participam de palestra sobre profissionais liberais no mercado de trabalho

Em Imperatriz, socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de palestra sobre a atuação de profissionais liberais, nesta semana. A atividade realizada pelo Centro Socioeducativo da Região Tocantina objetivou apresentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, tendo em vista o contexto atual.

O diálogo foi conduzido pela equipe da unidade, com a advogada Andréia Menezes e a pedagoga Deurilene Mesquita, que dialogaram sobre o que são profissões consideradas liberais, formação e área de trabalho, para que os socioeducandos conheçam e tenha mais oportunidades, fortalecendo seus projetos de vida. A palestra também foi uma homenagem ao dia do Profissional Liberal, celebrado em 27 de maio e, na oportunidade, os participantes assistiram ao depoimento do técnico em Administração, Mário Euzébio, que atua como delegado do Conselho Regional de Administração (CRA-MA) do município.

Para os socioeducandos foi oportunidade para conhecer novas profissões e escolher uma carreira. “Eu tenho habilidade para trabalhar com a terra, me identifico com essa atividade, e agora sei que posso trabalhar como técnico ou agrônomo e, ao mesmo tempo, ter meu próprio negócio”, disse animado um dos socioeducandos.

“Eu quero ser um engenheiro civil e essa atividade foi muito boa pra eu entender as oportunidades que eu posso ter no meu futuro”, afirmou outro socioeducando.

De acordo com a pedagoga Deurilene, a escolha de uma profissão, geralmente, coincide com a fase da adolescência, período de vida marcado por intensas transições, crises e mudanças, e considerando o contexto de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, isso tende a ser mais complexo por fatores socioculturais e econômicos.

“Assim, ao pensar na escolha de uma profissão, muitas vezes eles são tomados pelo sentimento de impotência e incapacidade, por isso, esses momentos de interação e reflexão sobre o mercado de trabalho são importantes para o desenvolvimento dos socioeducandos, pois orientamos, apresentamos possibilidades, destacamos aos seus talentos e aptidões para que se sintam mais seguros ao escolher a sua opção profissional”, acrescentou.

A advogada da unidade, Andreia Meneze,s ressaltou que a atividade foi bastante produtiva, com boa interação dos socioeducandos, que puderam ver as vantagens em atuarem como profissionais liberais, mesmo nesse contexto de pandemia e crise econômica. “O diálogo e o depoimento do profissional, comentando sobre sua carreira, permitiram reflexões relevantes das possibilidades para ter uma profissão, retomarem o convívio social de forma harmoniosa, com novas perspectivas, alcançando a efetiva ressocialização, que é o objetivo almejado pela Socioeducação”, completou.

“O nosso intuito é apresentar as possibilidades para os socioeducandos planejarem sua vida profissional. Há os que desejam ingressar em um curso superior ou curso técnico, outros pretendem ter o seu próprio negócio e alguns ainda estão buscando mais informações. A nossa perspectiva é sempre estimular os adolescentes a olhar para o futuro e fazer com que eles pensem nisso, que se encontrem e se realizem”, destacou o coordenador técnico do Centro Socioeducativo, Ricardo Alencar.

Além das atividades de sensibilização sobre o mercado de trabalho, a Funac investe continuamente na profissionalização dos socioeducandos, por meio de cursos e oficinas diversos  como barbearia, manutenção de ar condicionado, de computador, celulares e mecânica de motos, já realizados na unidade em articulação com Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e outros parceiros.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI