Sensibilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente é um ato urgente no contexto atual. Quanto mais cedo se fala sobre esse assunto, a natureza ganha chances para se recompor da ação humana e da poluição contínua das águas, do solo e ar. Nesse sentido, a educação ambiental dos socioeducandos é uma das estratégias dos Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) para contribuir com a natureza e a sobrevivência de todos.
“A Funac trabalha esse tema nas unidades de atendimento como um momento de culminância de todas as ações realizadas, ao longo do ano, e com maior ênfase na Semana do Meio Ambiente, para destacar a importância do cuidado e preservação da nossa casa comum, porque somos parte do planeta e, portanto, devemos proteger o nosso meio ambiente”, destacou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, que defende essa temática.
Dessa forma, iniciativas como os projetos Cultivar e Todos pela Sustentabilidade Socioambiental (TSS), desenvolvidas nas unidades de internação do Vinhais e Florescer, respectivamente, e outras atividades ganham mais destaque e abordam o tema de diversas formas.
No Florescer, o debate e o cuidado com o meio ambiente permeiam todas as atividades da rotina sociopedagógica das adolescentes, com o projeto TSS. Na última semana, elas participaram de um piquenique ao ar livre, criaram cordéis em homenagem à natureza e deram um abraço simbólico em uma árvore que plantaram no espaço da unidade que vai abrigar, em breve, uma horta.
A unidade do Vinhais, os socioeducandos participaram de palestra, conheceram os benefícios da coleta seletiva e de como esta ação pode contribuir no presente para a preservação do meio ambiente, uma das ações do projeto Cultivar. Na unidade do São Cristóvão, socioeducandos expressaram em desenhos e colagens o que entenderam sobre reciclagem.
Por meio de documentário, a unidade de Semiliberdade, em Imperatriz, mostrou o quanto o planeta Terra é belo e, ao mesmo tempo, sofre com a ação humana que provocam as mudanças climáticas e impactam a vida de todas as criaturas vivas. E, por meio de roda de diálogo, os adolescentes do Centro Socioeducativo da Região Tocantina dialogam sobre a importância de preservar a natureza hoje para as futuras gerações.
O foco das ações é valorizar o cuidado com a natureza e estimular nos adolescentes a adoção de novas atitudes de preservação e responsabilidade socioambiental. As atividades abriram os horizontes dos socioeducandos para perceber o meio ambiente sobre um novo ponto de vista.
A mensagem foi compreendida pelos socioeducandos. “Depois do que eu vi na palestra, e no diálogo, deu para perceber muita coisa que a gente faz errado e que pode prejudicar outras pessoas e causar danos ao meio ambiente. É preciso deixar o ambiente limpo, prestar atenção onde se joga o lixo, pois essas ações já ajudam na conservação de todas as formas, inclusive na preservação dos solos e na qualidade do ar que respiramos”, pontuou um socioeducando da internação provisória de Imperatriz.
E ele continua sua análise e chama atenção para o descarte de máscaras durante a pandemia da Covid-19. “A gente precisa refletir sobre isso, também, porque o lixo hospitalar tem o seu descarte específico, mas a população em geral produz muito lixo. Se as pessoas não descartarem suas máscaras de forma correta, além de entupir galerias de esgoto, vai provocar muito mais doenças. A gente deve prestar atenção em tudo que fazemos com o meio ambiente”, ressaltou.
“A educação ambiental é a oportunidade de falar com os adolescentes na linguagem deles, e de forma criativa, sobre poluição, reaproveitamento do lixo, sustentabilidade e outros temas relacionados para que eles compreendam e consigam colocar em prática esse cuidado, por meio de atitudes diárias”, colocou a coordenadora técnica do Centro Socioeducativo de Semiliberdade Cidadã, em Imperatriz, Marta Carvalho.
A coordenadora técnica da unidade do Vinhais, Suzana Moraes, acrescentou que “é uma forma de agregar conhecimento à formação dos socioeducandos e fomentar o senso crítico em relação aos cuidados da natureza como conservar, reciclar, reaproveitar e respeitar, que são atitudes essenciais para preservação e utilização sustentável dos recursos naturais do planeta”.
E o cuidado com o meio ambiente envolveu todos. “A atividade do piquenique, por exemplo, foi uma proposta do nosso supervisor Flávio Coelho, durante uma visita de reconhecimento do terreno para plantio de horta. Planejamos coletivamente e foi um momento de reflexão e de participação de toda a comunidade socioeducativa, representando o nosso compromisso com o meio ambiente”, contou a coordenadora Técnica da Unidade Florecer, Raimunda Ferraz.
Nesta semana, os centros socioeducativos continuam falando sobre o meio ambiente, desta vez, com as oficinas de coleta seletiva, reutilização de resíduos sólidos e plantio de hortas, uma das formas de se contribuir com o meio ambiente.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI