Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, realizado neste sábado (29), a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio dos Centros Socioeducativos realizaram diversas atividades de prevenção e Combate ao Tabagismo. Por meio de projetos, rodas de conversas e exibição de vídeos, os socioeducandos aprenderam sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma pandemia e problema de saúde coletiva.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia ressalta que as ações realizadas são de extrema relevância para o público atendido nas Unidades da Fundação. “Trabalhar a temática com os adolescentes privados de liberdade é fundamental, pois a experimentação do uso do cigarro ocorre principalmente entre adolescentes e jovens na faixa etária de 13 aos 25 anos. Nos Centros Socioeducativos a realização da prática de atividade física torna-se uma aliada importante no processo da cessação do tabagismo”, afirma.
De forma dinâmica, os adolescentes puderam compreender as consequências do uso do tabaco e os diferentes tipos de inflamações que prejudicam os mecanismos de defesa do organismo e que os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Por esse motivo, o tabagismo é um fator de risco para a Covid – 19, pois o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.
Um socieducando ressalta que através da atividade pode perceber o quanto o cigarro é prejudicial à saúde. “A palestra foi muito esclarecedora pois o cigarro tem muitas substâncias nocivas que provocam o câncer e outras doenças”, comenta.
“O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande desafio, que pode até mesmo não ter solução”, afirma a coordenadora técnica do Cidadã, Martha Carvalho.
No Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina, a Enfermeira Uêine Farias explicou aos socioeducandos a importância de uma vida saudável, e informou sobre a data e seu significado.
Está sendo realizado no Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais (CSIPRC) e mediado pela psicóloga do Centro, Dannyara Aguiar, o ‘Projeto Vidas Sim, Drogas Não’. São realizadas diversas atividades para debater sobre as drogas e como agem, tornando os indivíduos dependentes, com o objetivo de sensibilizar os adolescentes em cumprimento de medida cautelar sobre os efeitos, consequências do uso de drogas e principalmente valorização e amor à vida.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI