A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou o encerramento do I Jogo Amistoso de Futsal Inter Centros Socioeducativos da Região Metropolitana de São Luís, na quinta-feira (17). O evento aconteceu na quadra poliesportiva do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão. O jogo foi entre as equipes do São Cristóvão e Ribamar, com placar de 2 x 7.
Para o fortalecimento da intersetorialidade na Socioeducação, prevista no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), a ação contou com o apoio da Associação Maranhense de Árbitros de Futsal (AMAFUSA), uma articulação feita pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), por meio da Superintendência de Programas especiais e Superintendência de Esporte e Rendimento.
A Funac tem investido nas práticas esportivas e de lazer, incluídas na rotina sociopedagógica das unidades, e trabalhado valores importantes, por meio do esporte, que contribuem para a construção de um novo projeto de vida do adolescente, baseado no respeito, cooperação e disciplina.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressaltou que o esporte está previsto como uma garantia e direito fundamental. “O esporte é uma ação concreta e efetiva que nós temos para trabalhar com os adolescentes privados de liberdade um conjunto de valores, como limites, tolerância, respeito, relação e integração entre eles”.
“Quero agradecer à Sedel e toda a diretoria da AMAFUSA, na pessoa da diretora, Germana Santos, que disponibilizou o árbitro nas rodadas do amistoso e ao árbitro que acompanhou o encerramento, Raimundo Cabral”, complementa Sorimar Sabóia.
O secretário adjunto de Esportes Educacionais da Sedel, Neto Azevedo, ressaltou a importância do trabalho conjunto com a Funac, iniciado em 2019. “É uma parceria importante para a Sedel e, para apoiar as ações da socioeducação, trouxemos para os adolescentes conjuntos de equipagens, troféus e fechamos com a Funac a parceria para os próximos torneios”.
Para o superintendente de Esporte e Rendimento da Sedel, Donatan Viégas, a parceria representa a construção de um novo projeto de vida dos adolescentes. “O esporte incentiva a inclusão social por meio do amor e movimento. O esporte tem um papel fundamental na sociedade e com uma grande contribuição de transformação social e por meio do esporte há possibilidade de mudar a vida dos jovens e que eles possam se tornar grandes cidadãos. A Sedel, junto com a Funac, tem gratidão de trabalhar e oportunizar os adolescentes construírem uma nova história”, relatou.
Uma oportunidade de jogar em um time profissional é o sonho de um dos adolescentes do time de Ribamar que joga no meio campo. “O jogo foi emocionante, somos gratos pela oportunidade que a Fundação nos proporcionou, pois o futebol é um incentivo para mudar de vida. Eu e mais alguns adolescentes jogávamos em escolinhas e, com o amistoso, pudemos reviver esse momento e lutar para conquistar nossos sonhos”, declara emocionado.
O superintendente de Programas Especiais da Sedel, Ronaldo Baldez, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos comprometidos em apoiar os projetos e ações pertinentes ao esporte e lazer na socioeducação. Tenho convicção que essa parceria Funac e Sedel vai gerar grandes e bons frutos”, ressalta.
O jogador do time do São Cristóvão agradece a toda organização do evento em proporcionar momentos de descontração e lazer. “Que possamos ter mais atividades como essa que são ferramentas importantes para a nossa ressocialização. A vitória de toda equipe foi poder interagir com outros adolescentes e profissionais. Que as parcerias sejam firmadas para mais atividades na área de esporte e lazer”, comenta confiante.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI