Saúde integral do homem e a prevenção de agravos, foi o tema da oficina Juventude em Ação pela Prevenção, nesta segunda-feira (30), promovida pelo Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, em parceria com Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Ação desenvolvida em alusão ao Novembro Azul que visa combater vários tipos de câncer agravados em especial por falta de higiene.
Convidados para palestrar, Patrício Barros e Marcelo Matos debateram com 149 participantes, dentre eles 70 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, 42 servidores da Funac das cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Imperatriz e Timon, e demais convidados em geral. O webnário foi mediado pela psicóloga, Nelma Pereira.
No tema principal, a saúde do adolescente e do jovem em privação de liberdade, onde discutiram os principais cuidados e os riscos em contrair doenças como câncer de boca e câncer de pênis, além da importância em manter a saúde mental equilibrada.
Nas falas dos palestrantes parte das doenças contraídas na velhice são adquiridas na juventude o que nos deixa em alerta sobre a prevenção. “É um grande desafio atender a saúde de pessoas em privação de liberdade, quando a saúde mental fica comprometida, as emoções estão relacionadas as respostas positivas aos estímulos externos. Para o público em privação de liberdade, devemos diminuir os riscos de doenças mentais, garantindo um atendimento humanizado”, comenta Marcelo Matos.
Patrício Barros reforça que o novembro azul é um alerta para outros tipos de doenças bem comum ao público masculino. “Esse público tem mais chances de
câncer de pênis e boca. Os fatores determinantes é a falta de higiene e sobre o câncer de próstata se há casos na família os cuidados devem ser redobrado”, destaca.
As questões levantadas pelos adolescentes foram principalmente sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s e câncer de boca, relacionado ao consumo de drogas.
Para Lucia Diniz, diretora Técnica da Funac, a instituição está em pleno movimento para que as políticas públicas intersetoriais aconteçam. “Existem muitas demandas com o órgão de saúde para uma pactuação mútua pelo bem-estar dos adolescentes em privação de liberdade”, afirma.
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, agradeceu a participação de todos no primeiro Webinário. “Destaco a atividade como estratégia motivadora para compartilhamento de experiências, foi emocionante”, declara.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI