5/07/2021 7:02 pm

Funac realiza I Reunião Familiar da Rede Socioassistencial: Fortalecer e Conviver

Com o objetivo de fortalecer a intersetorialidade, o Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou a I Reunião Familiar da Rede Socioassistencial: Fortalecer e Conviver. A atividade foi realizada nos municípios de Grajaú, Estreito e Açailândia.

A incompletude institucional exige que os programas socioeducativos contemplem a participação de políticas setoriais. A iniciativa da reunião partiu da necessidade da aproximação com a rede onde os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e famílias estão inseridos. A equipe da Funac composta pela coordenadora técnica do Centro, Fernanda Ramos; a psicóloga, Patrícia Oliveira; e pelas assistentes sociais, Ana Maria Soares e Cybelle Cavalcante conduziu a atividade. 

A coordenadora técnica do CSRT, Fernanda Ramos, ressalta a importância do evento. “Foi realizada uma articulação com a Rede Socioassistencial dos municípios para o fortalecimento e parceria com o sistema socioeducativo em meio fechado. Com a ampliação da rede de serviços é possível identificar o funcionamento e participação dos familiares no processo junto à Funac. O nosso objetivo foi alcançado em fazer parceria, traçar metas, planos e projetos e, principalmente, fortalecer a Rede Socioassistencial”, afirma. 

A assistente social, Cybelle Cavalcante, destaca que foram apresentadas as ações que são desenvolvidas nos Centros Socioeducativos da Funac, no eixo profissionalização, educação, cultura e lazer. Foi realizada como metodologia de apresentação a prática em círculos com famílias e equipes para o fortalecimento da rede, em prol das famílias atendidas e da comunidade em geral. “Apresentamos a missão, visão e valores da FUNAC. Além de enfatizar o papel e o compromisso da família e da sociedade no acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medidas”, declara.  

De acordo com a coordenadora do Creas Estreito-MA, Geane Coelho de Araújo Silva, a reunião foi muito produtiva. “Quero agradecer à equipe da Funac pela realização do evento, pela interação e fortalecimento da Rede. Enquanto CREAS, nos sentimos mais fortalecidos e acrescenta com o nosso trabalho, para que os adolescentes não reincidam no ato infracional. Que esses momentos aconteçam mais vezes, pois foi enriquecedor conhecer o trabalho desenvolvido pela Funac, foi uma troca muito boa para aproximar os olhares com papéis diferentes, que servirá para fortalecer as ações em conjunto para que o socioeducando possa realmente ser reinserido na sociedade”, comenta.

O secretário da Juventude da cidade de Grajaú, Luciano Loiola, reconhece que há uma demanda da pasta para trabalhar a inclusão dos jovens na sociedade. “É preciso colocá-los no mercado de trabalho, capacitá-los para que o mercado os absorva, trabalhar com parcerias, com a associação comercial e desmitificar essa cultura que adolescente infrator não pode ser ressocializado. É preciso trabalhar isso para que eles realmente tenham um trabalho, ocupem sua mente, tenham seu dinheiro, estudem e cresçam profissionalmente, façam cursos técnicos, cursos universitários e sigam sua vida. Coloco a Secretaria da Juventude à disposição para que a gente possa, assim, fazer um trabalho de reinserção do adolescente na sociedade por meio da profissionalização”, diz. 

O encontro contou com a participação de representantes das instituições dos municípios, do Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), CAPS, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Juventude, , Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria de Saúde e Agente Comunitário de Saúde.

 

 

 

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI