15/05/2023 4:16 pm

Ciclo de Diálogos debate a inserção do público LGBT+ nas relações interpessoais de trabalho no âmbito da FUNAC.

 

A Escola Maranhense da Socioeducação – ESMA promoveu uma série de debate com os servidores da FUNAC sobre a inserção do público LGBT+ nas relações interpessoais de trabalho no âmbito da FUNAC. A atividade que teve início por meio de uma live no Youtube, contou com a participação do Advogado e Pesquisador, Thiago Viana, do Presidente do Conselho Estadual LGBT+ MA, Ricardo Lima e Lohanna Pausini, assessora de comunicação da FUNAC e Secretaria de Comunicação e Articulação Política da Associação Maranhense de Travestis e Transexuais – AMATRA. Um dos objetivos foi dialogar com os servidores questões sobre LGBTFOBIA, práticas preconceituosas e valorização da pessoa LGBT enquanto profissional, respeito à diversidade sexual e identidade de gênero de pessoas trans. O debate seguiu para os Centros Socioeducativos da Grande Ilha, onde por meio de círculos de diálogos, os facilitadores Lohanna Pausini e Mathias Aguiar, assessor jurídico da FUNAC, debateram com os servidores a importância do combate à LGBTFOBIA na manutenção das relações interpessoais de trabalho no âmbito da FUNAC.

Na oportunidade o advogado salientou sobre a criminalização da LGBTFOBIA e as penalidades e sanções que o servidor poderá sofrer caso cometa LGBTFPOBIA no ambiente de trabalho. Outro destaque apontado por Lohanna Pausini, foi a dicotomia entre preconceito x LGBTFOBIA, bem como conceitos equivocados como opção sexual e orientação sexual e os direitos conquistados pelas pessoas trans, como o respeito ao uso do nome social, e o uso de banheiro de acordo com sua identidade de gênero.

A presidente da FUNAC, Sorimar Sabóia, declarou que a empregabilidade de pessoas trans é uma das pautas defendida pela Fundação, reafirmando a defesa intransigente dos direitos humanos. “ O objetivo desta ação é debater a temática para falar sobre a importância da inserção de pessoas LGBT+ no ambiente de trabalho da Fundação e suas implicações pautadas no respeito à diversidade sexual. Atualmente a Fundação conta com pessoas da comunidade LGBT+, sobretudo, pessoas trans, inseridas em seu quadro de servidores e socioeducandas, o que reforça a urgência em dialogar sobre o tema para um melhor atendimento e boas relações interpessoais, destaca

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI