Realizada em Brasília (DF), nesta semana, a 1ª Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad) de 2023, concluída nesta sexta-feira (28). Participaram do evento gestores do sistema socioeducativo de todo país, com o objetivo de articular, discutir e encaminhar propostas para política da socioeducação de forma nacional. A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Sorimar Sabóia Amorim, que também é presidente do Fonacriad, este à frente dos trabalhos, acompanhada da a diretora técnica Lúcia Diniz (Funac) Lúcia Diniz e também pela assistente social Leila Menezes.
A mesa de abertura contou com a participação da presidente nacional do fórum, Sorimar Sabóia Amorim; da ministra de Estado de Direitos Humanos e da Cidadania Substituta (MDHC), Marina Lacerda; do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves; da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE (SNDCA/MDHC), Mayara Souza; do promotor de Justiça do Conselho Nacional do Ministério Público, Moacir Silva Nascimento; e da coordenadora-adjunta do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Lígia Guidi; Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Rita de Oliveira e o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Edinaldo César Santos Júnior.
A palestra magna foi ministrada pelo professor Dr. Roberto da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema: ‘O Paradigma da Educação no Sistema Socioeducativo Brasileiro’. À tarde, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Mayara Souza apresentou o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e abriu diálogo com os gestores estaduais sobre os desafios da socioeducação.
Para a presidente da Funac e do Fonacriad, Sorimar Sabóia Amorim, a primeira reunião técnica do Fórum foi um momento de apresentação e de expectativas do que serão os próximos anos, considerando as mudanças no âmbito das gestões e equipes estaduais e também da gestão nacional, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nos três dias pudemos compartilhar nossas experiências para o fortalecimento da política socioeducativa em todo o Brasil, assim como aprimoramento de nossa intervenção junto aos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de restrição e privação de liberdade. É com otimismo que acreditamos que no ano de 2023 daremos seguimento a um projeto socioeducativo centrado na lógica dos direitos humanos, com respeito à diversidade e pautada na dignidade para socioeducandos e socioeducadores”, destaca Sorimar Sabóia.
“Continuaremos acreditando na capacidade transformadora e revolucionária da juventude brasileira e na nossa capacidade e compromisso de promover direitos e oportunizar espaços de ressignificação da vida.Esse trabalho é consolidado por pessoas que acreditam que a socioeducação é um caminho possível”, complementa a presidente do Fonacriad.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI