
Tendo em vista a necessidade de garantir a reintegração social daqueles que estão em conflito com a lei, foi que a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) fecharam, na tarde de sexta-feira, 8, um convênio para capacitar 40 socioeducadores que trabalham no Centro da Juventude Esperança (CJE), unidade de internação masculina. A iniciativa, que visa capacitar estes profissionais no âmbito da ressocialização, partiu da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc). Além dos socioeducadores, servidores penitenciários também serão beneficiados. Entre os presentes estavam o secretário Sebastião Uchôa, a presidente da Funac, Anailde Everton e equipe representada por Eunice Fernandes, Sabrina Ribeiro e Jorge Antônio Araújo.
No curso, que está previsto para iniciar na primeira quinzena de abril, no auditório da Sejap, serão ministradas aulas de noções de Direitos Humanos, gerenciamento preventivo e corretivo de incidentes e atendimento socioeducativo. A proposta é garantir que ambientes onde hajam pessoas em conflito com a lei – sejam elas adolescentes ou adultos – se trabalhe, da melhor forma possível, a humanização.
A secretária Luiza Oliveira fala da importância da capacitação.”A parceria é importante entre as duas grandes áreas de atuação em defesa dos direitos garantidos no cumprimento das medidas socioeducativas do estado, observando-se a necessidade de capacitação na área da segurança voltada para a Educação em direitos humanos. O curso trará qualificação no serviço de monitoria no cuidado dos adolescentes”, pontua a secretária Luiza Oliveira.
Já o secretário Sebastião Uchôa falou da expectativa desta parceria. “Acredito que os maiores beneficiados com essa parceria não serão os socio educadores, mas os próprios internos das unidades que se propuseram a firmar essa parceria”, afirmou Uchôa.
A matriz curricular está sendo construída entre a Funac, através da Divisão de Capacitação e equipe da Sejap, onde serão trabalhados: mediação de conflitos, práticas restaurativas, legislação aplicada ao atendimento socioeducativo, Direitos Humanos, Normas de segurança, entre outras temáticas. Serão ofertadas 4 turmas, e a meta é que sejam capacitados 200 servidores. Anailde Everton concordou com o que foi dito por Uchôa e acrescentou que essa parceria vem fortalecer muito a reintegração social de adolescentes em conflito com a lei e essa ação vem garantir com que isso aconteça. “As pessoas que trabalham com adolescentes em conflito com a lei precisam ter uma postura mais humanizada do atendimento, então com certeza esse curso vem proporcionar essa humanização”, reforçou.
Texto: Ascom Funac e Sejap
Foto: Clayton Monteles

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI