O Centro da Juventude Canaã, Unidade de Internação Provisória, localizada no bairro do Vinhais, de responsabilidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), recebeu a visita, nesta quinta-feira (16), do presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Protásio. Acompanhado da presidente da Funac, Anailde Everton Serra, ele conheceu o trabalho realizado no espaço.
Presentes também a chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Funac, Sorimar Saboia; diretora técnica do órgão, Magdhayl Vasconcelos; assessor jurídico, Cardel Mendonça; a assistente social da Funac, Norma Solange, e o vice-diretor da unidade, Wellington Rabelo e equipe. Também acompanharam a visita, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputada estadual, Eliziane Gama; coordenadora de medidas socioeducativas da Secretaria Municipal da Criança e Assistente Social (Semcas), Maria do Amparo Seibel; e a superintendente de média complexidade da Semcas, Claudiana Pinheiro.
Durante a visita, com a finalidade de acompanhar os trabalhos desenvolvidos, o juiz Gervásio Protásio e demais autoridades conheceram as ações realizadas na unidade e conversaram com os internos. No centro de internação provisória Juventude Canaã, os adolescentes cumprem medidas cautelares no prazo de até 45 dias.
Os socioeducandos participam de diversas atividades como oficinas de artesanato, pintura em tela e informática, fazem atividade física e participam de palestras realizadas pela Unidade de Atendimento à Família – Unaf. Também participam do Projeto “Restaurando Valores e Resgatando Vidas” que tem como ação realizar ciclos de práticas restaurativas, cujo objetivo é responsabilizar e conscientizar o adolescente acerca do ato e suas consequências.
A presidente da Funac, Anailde Serra, anunciou que será aberto, em junho, processo de licitação para a construção de um novo Centro de Atendimento Socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Imperatriz. E também ressaltou que se encontra pronto o projeto arquitetônico do Centro da Juventude Canaã, que será construído em conformidade com os parâmetros do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
Ressocialização
“Como representante da AMMA, me sinto na obrigação de me envolver com essa questão. A segurança começa com a ressocialização, justamente cuidando dos internos”, pontuou o presidente da AMMA, juiz Gervásio Santos.
Na oportunidade, a presidente da Funac, informou sobre a realização de uma audiência pública, que foi solicitada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), ocasião em que será discutido o sistema socioeducativo no estado. O evento ocorrerá no dia 29 deste mês, às 16h, na Assembleia Legislativa.
“Esperamos que, com essa visita, haja uma reflexão da sociedade maranhense para a situação desses adolescentes. A solução é ressocializar”, finalizou o presidente da AMMA.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI