23/02/2024 1:58 pm

Cinderela Moderna é encenada por adolescentes e servidoras da Funac

Muita arte e descontração, foi assim a tarde no Centro Socioeducativo Florescer para servidoras e também para as adolescentes, que encenaram a peça Cinderela Moderna. Uma adaptação do clássico infantil “Cinderela”, o espetáculo narrou a história de uma Cinderela que batalha para conquistar seu objetivo, de ser reconhecida por seu trabalho como estilista.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o teatro em si é importante para as adolescentes “É teraupêtico, pois é outra forma de trabalho, sem ser o atendimento tradicional. As socioeducandas saírem para o novo, se exporem de forma positiva, é gratificante”, ressalta

De acordo com a servidora Lívia Almeida, a ideia da peça começou a partir do projeto de contação de história, ocasião em que as adolescentes selecionaram a história para apresentação. “Após assistir ao filme Cinderela Moderna, a equipe conseguiu fazer a adaptação para o teatro, com a perspectiva que a mulher busque através do trabalho sua autonomia”, explica a servidora.

A socioeducanda disse que a primeira apresentação teatral dela foi motivadora. “Quero fazer mais apresentações. Pois o teatro possibilita interagirmos com outras pessoas, ajuda também a lidar com os problemas. A apresentação foi muito divertida, recebemos o carinho e reconhecimento de toda equipe”, afirma.

A servidora Renata Miranda que interpretou a Rainha Tatiana disse que foi gratificante todo o processo. “Foi um grande aprendizado e a primeira vez que participo de uma peça teatral dentro do Centro Socioeducativo. Estou muito feliz por todo nosso trabalho ter sido bem desenvolvido”, comenta.

De acordo com a diretora do Centro Socioeducativo, Miriam Machado, avalio de forma positiva pois as adolescentes se empenharam e passaram por um processo de conhecimento, além do envolvimento dos servidores na peça. Para que as adolescentes percebam que por meio da leitura elas podem ampliar seus conhecimentos. A peça retratou o papel da mulher como protagonista da sua história, que ela pode sonhar e alcançar todos os sonhos e é isso que queremos mostrar para as nossas socioeducandas”, declara Miriam Machado.

A socioeducadora Iara Everton que desenvolve o Projeto de Contação de Histórias ressalta que foi gratificante desde o processo da leitura, até a  escolha da história da Cinderela para apresentação teatral. “Foi muito lindo olhar a disponibilidade do (a) adolescente e manifestar todo o protagonismo, o que quisemos ressaltar na peça com a versão moderna, em que a Cinderela não se preocupa com certos padrões e é isso que pontuamos para que elas possam ser protagonistas da vida delas”, salienta.

A coordenadora de Programa Socioeducativos da Grande Ilha da Funac, Jucimeire Rabelo que prestigiou a apresentação parabenizou todos os envolvidos. “Foi uma apresentação linda, uma tarde com muita troca, a arte mobiliza, foi um trabalho coletivo com a confecção dos figurinos, pensar na adaptação do texto e isso enquanto um trabalho sociopedagógico é imensurável. Que tenhamos mais espetáculos como esse”, diz.

 

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI