9/08/2024 4:47 pm

Funac promove acolhida para professores que atuam no sistema socioeducativo

Na quinta-feira (08/08), a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Coordenação dos Programas Socioeducativos (CPSE), realizou a roda de conversa “Acolher para Educar”. A ação marcou o processo de acolhida aos professores que atuam no sistema educacional dos Centros Socioeducativos destinados a adolescentes e jovens atendidos pela Funac.

A iniciativa ocorre a cada seis meses, sendo, também, uma oportunidade de apresentação das metodologias que serão adotadas no processo de educação e aprendizagem dos socioeducandos. “É importante que tenhamos esse momento inicial para que haja alinhamento no processo de ensino-aprendizagem e, assim, possamos atingir nossos objetivos”, destacou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

A programação aconteceu no auditório do Centro Socioeducativo Canaã, em dois turnos. Dentre as atividades, além da apresentação de metodologias, estão incluídas mesas redondas, com os temas “Educação popular (professora Maria do Carmo Alves da Cruz, doutora em Educação em Ciências da Matemática e professora de Pedagogia da UFMA-São Luís)” e “Pedagogia de Projetos” (Carla Georgea Silva Ferreira, mestra em Ciência Social pela Universidade Federal do Maranhão e professora de Sociologia do IFMA-Bacabal).

Segundo a professora Carla Georgea, a ação foi uma oportunidade de se trabalhar com metodologia de projetos. “Isso significa pensar em como trazer o cotidiano do aluno para a sala de aula, para produzir o conhecimento em conjunto. É um processo que não é novo, mas é desafiador, pois exige que os professores saiam de sua zona de conforto”.

Para Jucimeire Rabelo, coordenadora de Programas Socioeducativos da Grande Ilha, o trabalho com projetos inspira professores na metodologia da Educação de Jovens e Adultos, para que esta seja viva e significante para os adolescentes. “Permite que eles possam aprender a partir de suas vivências e, com isso, a educação em nossos Centros Socioeducativos se tornam ainda mais relevantes no processo de ressignificação, o que também beneficia a nós, educadores”, acrescentou.

O processo de troca de experiências também foi destacado pela pedagoga do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, Roseane Araújo. “Foi uma ação de grande relevância para nós, educadores, gerando conhecimentos que podemos levar para as salas de aula”, afirmou.

A Roda de Conversa foi finalizada com uma interação entre os presentes, sobre formas que podem ser adotadas para desenvolvimento de projetos educacionais.

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI