Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro da Juventude Florescer, unidade de internação da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC, realizaram no dia (10), na Escola Esperança do Amanhã, no bairro do Piquizeiro e no dia (11), no Centro de Educação e Desenvolvimento para Ação Comunitária, a encenação da esquete, “A Nova Estória da Cigarra e a Formiga”. No dia 16 de outubro, às 17h, o espetáculo será apresentado no “Super dia das Crianças”, evento promovido pelo Projeto Cuidar Para Melhor Cuidar.
Uma adaptação da fábula de La Fontaine, o espetáculo narra a história de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. Mesmo assim, a cigarra não fica desamparada.
Aspectos como solidariedade e arte não passaram despercebidos para as crianças, foi o que Paulo Maciel de (7 anos) e Sthephany Oliveira (8 anos) mais gostaram “A formiga dividindo a comida e a cigarra tocando e cantando muito”, relataram. As brincadeiras não poderiam ficar de fora, Gisele Maria de 10 anos, gostou muito da apresentação e das brincadeiras realizadas com as crianças.
A primeira apresentação das socioeducandas, foi motivadora, é o que afirma I.K (16 anos) “Quero fazer mais apresentações. Pois o teatro possibilita interagirmos com outras pessoas, ajuda também a lidar com os problemas. A apresentação foi muito divertida, recebemos o carinho das crianças.”, afirma. A socioeducanda, L.R(16 anos), destaca “além de estar realizando uma boa ação para as crianças, é uma terapia”, afirma.
Para a diretora da unidade, Marlene Silvia, o teatro em si é importante para as adolescentes “É teraupêtico, pois é outra forma de trabalho, sem ser o atendimento tradicional. As socioeducandas saírem para o novo, se exporem de forma positiva, é gratificante. Pois através do teatro elas acabam desenvolvendo também habilidades na área da música e dança”, ressalta.
O projeto Teatro Amador – TransformAÇÃO, foi idealizado pela psicóloga da unidade, Wilne Moraes , que afirma que a apresentação superou as expectativas “Foi o primeiro contato, a ideia básica de favorecer o outro lado, de doar-se, fazer algo positivo para o outro, eleva a autoestima, confiança. Pude perceber nas falas delas que é possível fazer algo benéfico. E dentro da unidade esta sendo favorecido essa oportunidade.A responsabilidade de que deve fazer bem para o outro, e que cuidar do outro é preciso, explica.
De acordo com Wilne, é possível também proporcionar as socioeducandas, através da dramatização teatral à redescoberta do corpo como elemento de linguagem socializadora, autopercepção positiva, solidária e consciência coletiva. Estimular o desenvolvimento da criatividade e conhecimento da literatura como fortalecimento dos saberes
O evento foi um sucesso com a criançada, que ao final do espetáculo tirou fotos com as personagens!
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI